O Festival Vermelho é a Cor Mais Quente, nascido 2014, em um momento de efervescência política e cultural, se consolidou como um dos mais importantes eventos colaborativos da cidade, marcando a história da cultura e da luta pela democracia no Rio Grande do Norte. O festival surgiu como um grito de resistência em um contexto marcado por avanços conservadores e ataques às liberdades democráticas. Reunindo artistas, intelectuais e coletivos culturais, o Vermelho se tornou um espaço de diálogo, troca de ideias e produção artística, fortalecendo os laços comunitários e a identidade cultural da cidade.
Em seu 10º ano, nesté sábado (28) o “Festival Vermelho é a Cor Mais Quente”, conta com quatro polos, ocupando a Cidade Alta e a Ribeira. O festejo tem início na Discol, às 14h, com feira criativa, DJ e programação infantil com intervenção circense e contação de história. Às 17h30 um cortejo sairá da Discol em direção à Casa Vermelha e ao Largo Ruy Pereira para dar início a programação noturna com diversos shows nos dois polos. Após a programação na Cidade Alta, o Festival Vermelho desce para Ribeira, e faz o after no Clube Frisson, a partir da meia noite.
Desde sua primeira edição, o festival se destacou pela ocupação do centro histórico. A cada ano, o Vermelho se reinventa, adaptando-se às novas demandas e desafios da sociedade, sempre com o objetivo de promover a cultura, a cidadania e a inclusão social.
Dez anos de Vermelho é a Cor Mais Quente são dez anos de história, de luta, de arte e de transformação. O festival se consolidou como um dos mais importantes eventos culturais como ferramenta de resistência e construção de um futuro mais justo e democrático. Neste momento de celebração, é fundamental reconhecer o trabalho de todos aqueles que contribuem para a realização do festival de forma voluntária e reafirmar o compromisso com a defesa da cultura, da democracia e da ocupação do centro histórico.
SERVIÇO
Festival Vermelho é a Cor Mais Quente
Dia 28 de setembro, sábado, a partir das 14h
ARTISTAS CONFIRMADOS:
Rafaela Brito e Batuque de Mulheres
DJ Opa Bruno
Hachicha
Jaiara
Boca Seca ft. Maguinho da Silva
Dj Samir
Dusouto
Frank Pajux
Tropa Trupe
Trotamundos – Contação de Histórias
Ravia
Camarones
Urucum
Sample Hate
Ângela Castro
Macumba Baile
Jennify C
Martina
Janvita