Confira a programação gratuita dos 4 dias do Festival Literário Alternativo da Pipa

Se o Festival Literário da Pipa (Flipipa) ainda não deu as caras esse ano, a programação completa da oitava edição do Festival Literário Alternativo da Pipa (flipAut) já saiu. O evento acontecerá na cosmopolita praia potiguar de 7 a 10 de dezembro. De quinta a domingo, no palco do evento, bate-papos, encontros, debates, lançamentos de livros e apresentações culturais locais e convidadas.

O lançamento em Natal do flipAut acontecerá nesta quarta, no Nalva Melo Café Salão, a partir das 16h e a programação impressa será distribuída para os interessados.

O festival conta com o patrocínio da Prefeitura de Tibau do Sul, que disponibiliza a infraestrutura necessária, além do apoio do setor hoteleiro e da colaboração de muitos membros da comunidade, que participam de forma voluntária ao grande esforço coletivo, pelo bom êxito deste evento “non profit”, sem fins lucrativos.

Todos os dias, são quatro as atividades no palco propostas ao público. “Não está fácil destacar umas das outras”, diz Jack d’Emilia, produtor do evento, “porque são todos temas atualíssimos e interessantes”.

QUINTA-FEIRA, 7

Na quinta, logo depois da abertura oficial do evento, a atriz e escritora Alice Carvalho, e o escritor e editor, Carlos Fialho, debatem sobre como transformar ideias em livros, peças e produções audiovisuais.

Ainda na quinta, o projeto “Leia Mulheres” será apresentado ao público, por representantes da rede potiguar de incentivo à leitura de obras femininas, e o mais que recente documentário “Alcaçuz” será projetado no telão, após um bate-papo com os estudantes de jornalismo que o realizaram.

SEXTA-FEIRA, 8

Na sexta-feira, o destaque é a conversa poético-musical NEGRA POESIA – NEGRA MELODIA entre João Batista Morais e Eliano, depois de um bate-papo com exponentes da editoria alternativa potiguar, Raul Pacheco e Victor H Azevedo. Para encerrar a noite, o Sarau Insurgências Poeticas, com Civone Medeiros, Felipe Nunes, Marina Rabelo, Rozeane Oliveira, Thiago Medeiros e convidados.

“Por mim e para Sandra e Marizé, do Leitura na Praça”, continua Jack d’Emilia, “é o maior sonho realizado, trazer para Pipa uma Feira de Livros Novos e Usados desse tamanho. Este ano, haverá quatro estandes de sebos, além de outros livreiros, e a BIT – Biblioteca Itinerante de Troca, de Raimundo Muniz, onde você troca um livro já lido por um que ainda não leu, sem gastar um real. Está confirmada a presença do Sebo Vermelho, de Abimael Silva, do Cata-Livros, do Seburubu e do Sebo Zahir, de Parnamirim. Milhares de livros novos e usados, que são um grande incentivo à leitura para moradores e turistas”.

SÁBADO, 9

No sábado, o destaque é uma conversa informal com Jácio e Veronica, do Sebo Cata-Livros, de Natal, que comemoram quatro décadas de trabalho, e vão contar muita anedota divertida. Às 22h, Cellina Muniz, escritora e agitadora cultural, e Lívio Oliveira, poeta, escritor, acadêmico das Letras do RN, debatem sobre liberdade de expressão em “EROS – Resistencia Poética e Política”. Na sequência, o público interessado poderá participar do Sarau Erótico “Poesia e Poder Sem Pudor”, que acontecerá na Pizzaria Calígula/Espaço Cultural, às 23h30.

Para um público adulto, também, às 19h, no Espaço Marina, na rua da Gameleira, será apresentada a peça “Cartas Para A Alemanha”, peça indicada ao Troféu Cultura e protagonizada e idealizada por Elze Maria Barroso, uma reflexão sobre a condição da mulher negra, junto a condição do deficiente visual.

Haverá muitos lançamentos de livros no festival literário alternativo da Pipa, dos mais variados gêneros; entre muitos se destaca “Quase não me recupero do golpe que seus olhos me deram” de Eliano, poeta e músico de Pau dos Ferros, primeiro livro do selo flipAut!, não considerando umas pequenas publicações de poemas de estudantes de Pipa, em formato de cordel, que foram impressas em passado.

DOMINGO, 10

No domingo, uma grande comemoração final, no palco do flipAut, na Praça do Pescador, com a homenagem póstuma a “Antônio Pequeno – Poeta da Pipa”, figura simbólica de uma Pipa de outrora, com a presença de parentes, amigos e convidados. O show de encerramento é por conta do Grupo Coco Catimbozado.

Fora disso, ainda haverá várias oficinas, seja com estudantes, nas escolas, que para público livre; muitas serão as exposições de arte, pintura e fotografia, em locais parceiros, que compõem o Circuito Cultural do flipAut 2017.

SERVIÇO

flipAut! 2017
8º festival literário alternativo da Pipa
7 a 10 de dezembro na Praça do Pescador – Pipa/RN + Circuito cultural
e-mail flipAut@yahoo.com.br
blog http://flipaut.blogspot.com.br

About The Author: Sérgio Vilar

Sérgio Vilar

Jornalista com alma de boteco ao som de Belchior

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *