Festival que reúne fotógrafos potiguares divulga programação

festival dafoto

PIX: 007.486.114-01

Colabore com o jornalismo independente

Fotógrafos e amantes da fotografia poderão participar virtualmente do Festival daFOTO! que ocorre no período de 17 a 21 de agosto e promete ser o centro das discussões a respeito da fotografia feita no estado do Rio Grande do Norte.

A iniciativa é do Coletivo daFOTO! e as participações são gratuitas para todas as atividades que podem ser acessadas através do site www.coletivodafoto.com.br  e redes sociais do Coletivo (youtube, instagram e facebook).

O evento articula setores distintos da fotografia autoral potiguar. O foco principal é dar destaque aos trabalhos de fotógrafos do Rio Grande do Norte e estabelecer conexões entre eles, além de estabelecer contato direto com o público.

Recentemente os membros do Coletivo daFOTO! viajaram por diversas regiões do RN, tiveram contato direto e entrevistaram fotógrafos e fotógrafas, a partir destes contatos foi organizado o Festival que é uma forma de conectar os artistas fotógrafos que desenvolvem trabalhos autorais e fazem parte da cena cultural fotográfica do estado.

Trata-se de um Festival inédito no RN, pela sua conexão entre fotógrafos potiguares, espalhados em cidades do RN e em diversas cidades do mundo.

Meysa Medeiros, produtora do Festival, explica que a programação será composta por lives que serão denominadas de “conexões fotográficas” e funcionarão em formato de debates e palestras.

Para Henrique José, coordenador das atividades “Outra oportunidade de conhecer os valorosos trabalhos são as exposições fotográficas e a feira virtual, que exibirá vídeos dos negócios fotográficos estimulando a economia criativa e a geração de renda através da venda de produtos e serviços”.

Conexões

Dentre os temas das conexões fotográficas estão Conexão Multiregional Potiguar que abordará a importância da troca de saberes e intercâmbios entre os fotógrafos das regiões do
Rio Grande do Norte.

A Conexão Com Nossa História, trata dos Fragmentos da história da fotografia no Rio Grande do Norte e das perspectivas para construção da memória fotográfica potiguar.

Já a Conexão Fotográfica com o Audiovisual trata dos campos de intercessões destas duas linguagens na atuação dos fotógrafos além de abordar o audiovisual a serviço da memória e da difusão fotográfica potiguar. A conversa será com os produtores do Curta Metragem Zezelino, (fotógrafo negro de Caicó-RN), e da segunda temporada da WebSérie Autorretrato que reúne 23 fotógrafos e fotógrafas potiguares.

O Festival também reserva uma mesa de Conexões Fotográficas com a Diversidade onde a fotografia será abordada como expressão artística que está conectada com respeito a diversidade. Um bate papo com fotógrafas e fotógrafos que
utilizam suas fotografias como forma de expressão e ativismo social.

Aliás, por falar em fotografia e arte, A fotografia autoral e artística ganha força como arte e como mercadoria através das impressões Fine art e dos livros fotográficos. A mesa de Conexões Fotográficas Artísticas debate quais são as vantagens e os desafios da publicação e comercialização de obras impressas.

Outra importante escolha foi estabelecer Conexões Fotográficas Com Potiguares Mundo Afora Fotógrafos potiguares que moram fora do brasil, falam de suas experiências e produções fora do Brasil. A programação completa pode ser acessada no site do Festival.

Exposição inédita

Seis fotógrafos, seis olhares, seis formas de ver e representar o mundo através das imagens. Alexandre Santos, Damião Paz, Flávio Aquino, Henrique José, Meysa Medeiros e Wlademir Alexandre são fotógrafos, formam o Coletivo Dafoto! e nos apresenta recortes artísticos que se confundem com suas próprias vidas. Trata-se da exposição Seis Formas de Ver o Mundo que salta das páginas do livro homônimo lançado em maio deste ano para as paredes da Galeria João Maria Alves no Mercado de Petrópolis.

Única atividade realizada em ambiente físico no Festival, a Exposição Seis Formas de Ver o Mundo também estará acessível através do ambiente virtual no site do coletivo.  

Este seleto grupo de fotógrafos potiguares e os trabalhos autorais expostos sintetiza um percurso de descobertas e encantamentos com a arte fotográfica, são, portanto, temáticas afetivas e inventivas que surgem na mente e no coração daqueles que significam o ato de olhar. A exposição permanecerá recebendo visitas após a realização do festival.

O Festival daFoto! conta com o patrocínio da Lei Aldir Blanc Rio Grande do Norte Fundação José Augusto, Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.

Serviço:

O quê? Festival daFoto!

Quando? De 17 a 21 de agosto de 2021.

Onde? Na internet acessando: www.coletivodafoto.com.br

Redação

Redação

Obrigado pela visita! O que achou do texto?

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas da semana