A artista plástica Socorro Evangelista já tem agendada sua próxima exposição individual, intitulada “Saberes de Tradição: Cores e Poesia de Socorro Evangelista’. A vernissagem acontece nesta terça-feira (30 de outubro), às 19h, na Galeria Conviv’Art, do Núcleo de Arte e Cultura da UFRN. A exposição permanece aberta à visitação até 16 de novembro, de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h.
Por Vicente Vitoriano
Socorro Evangelista continua nos surpreendendo ao transformar-se em suas obras e manter-se inconfundível. Suas pesquisas sempre a levam à elaboração de imagens cheias de elementos que surgem de um universo em constante mutação, que é o próprio universo criativo da artista.
Nesta exposição, Socorro faz uso destas formas, marcadamente expressionistas – tanto no sentido histórico e formal deste termo, quanto no sentido de que as obras são declarações sobre o que a artista percebe e sente do mundo, de suas histórias e de suas geografias.
Com isto ela afirma sua relação com esse mundo, uma relação que remete a um certo romantismo ou mesmo se apresenta densa e poeticamente romântica. Mas não se trata de um romantismo nostálgico, pois o que é aludido pelo seu temário não é presentificado apenas pela memória, é tornado concreto pelo simples fato de constituírem experiências factuais vividas por ela.
Desta que é uma viagem interior, abrem-se portais que nos atraem e nos fazem traspassá-los e conviver com o que é parte do Brasil, é parte do Nordeste, é a cultura do homem mais cândido, da criança mais pura. Um ser nordestino aflora das obras de Socorro, nos invade e nos completa.