Exposição se inspira em mulheres mortas pelo pescoço no RN

Pelo-Pescoço

PIX: 007.486.114-01

Colabore com o jornalismo independente

A exposição ‘Pelo Pescoço’ do artista visual Daniel Torres, vista por mais de 4 mil pessoas, tem vernissage marcada para o dia 08 de março, dia internacional da mulher. Acontecerá na Sala Ruy Pereira Junior da Biblioteca Municipal Dr. José Pacheco Dantas (em Ceará-Mirim), das 19h às 21h.

A mostra ficará aberta a visitação do dia 9 de março a 10 de abril, de segunda a sexta, das 09 às 21h. A exposição contará com ações de mediação com a presença do próprio artista, além de oficina.

A exposição foi pensada a partir do incômodo gerado pela exibição de uma matéria televisionada sobre o caso de duas mulheres mortas, ambas pelo pescoço, no Estado do RN em menos de 24 horas.

Daniel Torres criou um personagem antropozoomórfico, cabeça de girafa e corpo feminino, em que relaciona o comportamento e situações vividas por mulheres que sofrem violência às forças e fragilidades do animal – uma vez que esses mamíferos, atualmente, estão na lista dos animais ameaçados de extinção. Seu intuito com essa relação é referir-se à essa condição de vulnerabilidade e morte.

Essa metáfora pode ser vista em desenhos feitos ponto a ponto, nas 29 telas da exposição, usando a técnica do pontilhismo, nas cores preta, sépia, cobre, dourada e vermelha.

Pelo Pescoço já foi exposta no exterior

As obras já estiveram presentes em mostras coletivas e individuais nos estados brasileiros do Paraná, Ceará, Rio de Janeiro, e nas cidades de Linz, Villach e Gmünd na Áustria. Participou de eventos importantes como a Biennale Arte Dolomiti em Cibiana di Cadore na Itália, Festival SESC de Inverno no RJ integrando a Exposição Coletiva ‘Dentro do Brasil cabe o mundo’, III Salão Dorian Gray e Festival Burburinho de Artes em Natal.

Apoio

A exposição Pelo Pescoço foi desenvolvida no ano de 2016 e inaugurada em 2017, ao ser contemplada no Edital de Artes Visuais da Galeria SESC Natal.

As escolas interessadas podem entrar em contato através do email

da***************@gm***.com











e pelo telefone 996388426.

O projeto da exposição PELO PESCOÇO em Ceará-Mirim conta com patrocínio do Governo do RN e Fundação José Augusto, por meio do fomento a cultura potiguar 2019, com o apoio de Aninha Delícias e da Biblioteca Municipal Dr. José Pacheco Dantas (Prefeitura de Ceará-Mirim).

Sérgio Vilar

Sérgio Vilar

Jornalista com alma de boteco ao som de Belchior

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn

1 Comment

  • Jack D'Emilia
    Jack d'Emilia

    Massa demais! A expô “Pelo Pescoço” de Daniel Torres esteve presente também na Praia da Pipa, durante o flipAut! 2018

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas da semana