Evite comprar cervejas artesanais em promoções! (antes de ler esse texto)

PIX: 007.486.114-01

Colabore com o jornalismo independente

Calma, querido leitor!

Sei que à primeira vista o título do texto de hoje pode soar bombástico, mas não é o caso de celeuma ou preocupação. Contudo, evite comprar cervejas artesanais em promoções!

O escrito de hoje é mais uma dica de compras. Ou melhor, duas dicas de compras envolvendo promoções de cervejas e quando comprar (isto é, quando não comprar também).

Apesar de o título soar definitivo, não tenho nenhuma intenção de escrever contra ou advogar em desfavor de promoções de cervejas!

Muito pelo contrário, eu mesmo adoro uma (boa) promoção cervejeira e acho mais do que justo pagar um preço a menor por elas.

As dicas vão trilhar um bom caminho para que as promoções de cervejas que valem a pena sejam aproveitadas, e para que aquelas promoções que parecem mais pegadinhas do Sérgio Mallandro sejam evitadas.

Assim, são basicamente dois tipos de promoções que vamos debater: as promoções de cervejas com data de validade próxima e as promoções de cervejas encalhadas.

Cada uma delas possui uma dinâmica própria e que varia muito em função do estilo de cerveja, então vamos esmiuçar cada uma delas para um melhor entendimento.

Saúde!

A Promoção mais Comum: Evite a Compra de Cervejas com Data de Validade Próxima

Eu arriscaria dizer que mais de 90% das promoções de cerveja que ocorrem são feitas nessa modalidade. Próximo da sua data de validade, o vendedor reduz o preço do produto de maneira agressiva. Algo que gira em torno de 50%, mas que nos casos de maior proximidade passam até dos 90% do valor original.

Inobstante, a razão para um desconto tão grande assim é justificada legalmente. Proíbe-se vender qualquer produto fora do prazo de validade. Por mais óbvio que possa parecer, não é raro de acontecer de alguns itens de estoque reterem-se nas prateleiras até próximo ao vencimento.

O problema aqui não é necessariamente a data de vencimento, pois, como já tratei noutro texto aqui do blog (clique aqui), cerveja vencida não faz mal (ou, não necessariamente faz mal). Mas, o fato de não fazer mal, não quer dizer que seja uma boa pegar esse tipo de promoção.

Vejamos abaixo o porquê.

Estilos de cervejas que não seguram até próximo do vencimento

É certo que quando se trata de promoções de cervejas pela proximidade do vencimento, não há estilo específico que entre no rol dos escolhidos. A data quem define o que estará (ou não) em promoção.

Contudo, alguns estilos em particular não se recomenda a compra, mesmo em promoções tentadoras e eu vou explicar porque.

Alguns estilos sofrem mais do que outros em sua vida-útil. Tanto que a própria validade pode ser estabelecida levando em conta o estilo cervejeiro do produto. Por causa disso, alguns desses estilos mais sensíveis à luminosidade, ao choque térmico e algumas outras variáveis ambientais, tendem a não serem recomendados.

Os estilos que mais se encaixam dentre os que mais sofrem são as Light Lagers (como as Pilsens) e as IPAs, em todas as suas categorias ou subgêneros. São estilos que devem ser bebidos mais frescos o possível (principalmente os exemplares não pasteurizados) e já não se encontram em seu auge quando estão próximo ao vencimento. Cervejas de estilos escuros não sofrem desse mesmo mal (Stouts, Porters, Dubbels) e até se beneficiam após vencerem.

Então, eu recomendo que tais estilos mais delicados às condições de armazenamento sejam evitados quando estiverem em promoção. Por mais tentadora que seja a oferta, as condições de consumo próximo ao vencimento geralmente estão longe do ideal e a experiência em degustar essas cervejas pode ser decepcionante.

Evite Comprar nas promoções de cervejas encalhadas

Nos domínios capitalistas de Mamon, cerveja que não vende e encalha é prejuízo na certa. Pior que uma cerveja encalhada é uma cerveja vencida. Por causa disso, as promoções giram em torno dessas duas circunstâncias.

Porém, o que faz uma cerveja encalhar?

As razões para tanto são bem variadas, vão desde a ser uma novidade que não emplaca, por serem cervejas sem álcool (já vi algumas custando pouco centavos) ou simplesmente porque se trata de um estilo desconhecido da maioria.

Decerto, a razão para encalharem é pouco relevante para que a venda aconteça. O que de fato é relevante é que seu valor reduza para que o prejuízo seja menor.

O problema em se comprar cervejas que encalham não é exatamente a cerveja, e sim o seu desconhecimento sobre o produto encalhado.

É bem provável que seja uma cerveja de um estilo pouco chamativo ou de grande apelo popular, pois, se o fosse, não estaria encalhada, não é?

O fato de o preço estar bem reduzido em virtude do encalhamento faz com que muitas pessoas comprem a cerveja por comprar. Simplesmente porque está barata e parece ser um bom negócio. Essa é a pior decisão possível.

Claro que experimentar um estilo cervejeiro novo é sempre algo recomendado. No entanto, sair bebendo qualquer coisa só porque “parece estar barato” é algo temerário. Você pode dar de cara com uma Sour deveras ácida ou quem sabe com uma Gose muito salgada…

Se esses estilos citados não te agradam, ou se é o seu primeiro contato, fuja da promoção!

É cilada!

Saideira

Por vezes, o barato sai caro!

Mesmo em grandes promoções, muito atrativas, pegar uma cerveja levando em conta unicamente o seu preço pode ser uma decisão nada sábia.

Uma cerveja em promoção perto do vencimento pode ser uma boa pedida. Desde que o estilo dela seja duradouro e que sofra pouco em condições ambientais de armazenamento adversas.

Caso o contrário, é melhor evitar aquela IPA cansada ou aquela Pilsen com gostinho de papelão.

Outra possível cerveja em promoção que não merece recomendação é aquela que encalha e você não faz a mínima ideia porque ela não vendeu antes. Caso você conheça a cerveja e o seu estilo e mesmo assim não entende porque ela encalhou, ela pode ser um boa escolha.

Contudo, se a cerveja está encalhada e você sequer ouviu falar dela ou do estilo dela, mesmo que esteja longe de vencer, recomendo evitar essa promoção também. Provavelmente ela não irá agradar o seu paladar, e sua singularidade (de estilo) talvez seja a razão de ela ter encalhado nas prateleiras.

Promoções de cervejas são ótimas, a maioria até vale a pena, contudo, é bom pesquisar e se informar antes sobre a cerveja e o estilo, para não sair comprando qualquer uma (só “porque está barato”) e se arrepender depois.

Então, evite comprar (alguns tipos de cerveja) em promoções!

Fuja!

Recomendação Musical

Promoções podem ser uma maravilha… ou, uma: Cilada!

Daí vem a recomendação musical de hoje!

Hit absoluto do pagode dos anos 90: Cilada! Do Grupo Molejo!

Mesmo quem não gosta do estilo, como eu, não tem como não apreciar!

 

Saúde!


CRÉDITO DA FOTO: Bloomberg

Lauro Ericksen

Lauro Ericksen

Um cervejeiro fiel, opositor ferrenho de Mammon (מָמוֹן) - o "deus mercado" -, e que só gosta de beber cerveja boa, a preços justos, sempre fazendo análise sensorial do que degusta.
Ministro honorário do STC: Supremo Tribunal da Cerveja.
Doutor (com doutorado) pela UFRN, mas, que, para pagar as contas das cervejas, a divisão social do trabalho obriga a ser: Oficial de Justiça Avaliador Federal e Professor Universitário. Flamenguista por opção do coração (ou seja, campeão sempre!).

Sigam-me no Untappd (https://untappd.com/user/Ericksen) para mais avaliações cervejeiras sinceras, sem jabá (todavia, se for dado, eu só não bebo veneno).

A verdade doa a quem doer... E aí, doeu?

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidos do mês