“GOLDFISH live solo” é filme de dança contemporânea idealizado pelo bailarino potiguar Alexandre Américo. Com duração de 31 minutos, o longa é resultado de várias performances de dança de Alexandre.
Gravado por uma câmera em perspectiva subjetiva que filma o bailarino em seu estado de solitude desde o ano de 2018, contém imagens de ensaios, de laboratório artístico, de transmissões ao vivo pela internet e de apresentações.
Alexandre conta que GOLDFISH é uma peça de dança transformada em filme e começou a nascer durante uma Residência Artística em Natal, realizada com o grupo “Artistas Infamables” que, por sua vez, é formado por bailarinos da Argentina, Cuba e Espanha, no ano de 2018. Mas foi apenas em 2020, devido à pandemia de Covid-19 que o filme tomou forma.
“É neste momento pandêmico que a obra ganhou seu real sentido, pois parece tocar uma esfera da realidade humana, uma questão fundamental e urgente de ser pensada: a falta de empatia para com o outro e o senso de individualismo. Estamos imersos em uma sociedade contemporânea destituída de profundidade e valores básicos à regência civilizatória”, comenta o artista.
ESTREIA
O lançamento do filme será dia 2 de maio às 16 horas nas próprias redes sociais de Alexandre. Após a exibição do filme, o bailarino convida todos e todas a participarem de um debate virtual sobre suas impressões, sensações e sentimentos que o filme despertou.
Antes da estreia do filme, vamos poder curtir o projeto “Dissecando o GOLDFISH”, onde serão exibidos pequenos filmes sobre o processo criativo do longa.
GOLDFISH – PROGRAMAÇÃO
Dia 29/04 (quinta) | 16:00 | Dissecando o GOLDFISH: com o criador Alexandre | Instagram: @alexandreamericooficial
Dia 30/04 (sexta) | 16:00 | Dissecando o GOLDFISH: com o Videasta Samuel | Instagram: @alexandreamericooficial
Dia 01/05 (sábado) | 16:00 | Dissecando o GOLDFISH: com desingner Yan | Instagram: @alexandreamericooficial
Dia 02/04 (domingo) | 20:00 | Exibição do filme GOLDFISH live solo | No YouTube – Seguido de bate-papo no Google Meet (com links na BIO de @alexandreamericooficial)
SOBRE ALEXANDRE AMÉRICO
Alexandre Américo é artista, pesquisador e bailarino. Tem Licenciatura e Mestrado em Dança pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
Em Natal, atuou nas principais companhias de dança da cidade: Parafolclórico, Gaya Dança Contemporânea, Cia de Dança do Teatro Alberto Maranhão, Cruor Arte Contemporânea,Balé da Cidade de Natal e Cia Gira Dança desde o ano de 2013, onde se encontra atualmente e é diretor artístico.
Em 2017 circulou através do Palco Giratório do SESC, com os espetáculos “Cinzas ao Solo” e “Myo_Clonus”, pelos estados de AM, MT, RJ, RS, MG, DF, RO, SP, SC, MS, AL, PB, AC, PI, RN e AP.
Também atuou, enquanto Professor Convidado, no Programa de Especialização em Dança 2017 da UFRN e integra o Corpo Docente do Curso de Educação Física da Facel/RN.
Além disso, desenvolve ações de formação em modelo de Residência Artística. Estas ações, dentre outros lugares, já foram realizadas nas cidades de Maceió/AL (2019), Teresina/PI (2019), Petrolina/PE (2020) Natal/RN (2020).
FICHA TÉCNICA
Dança e Roteiro: Alexandre Américo
Música: Oliver Ortiz
Luz: Alexandre Américo
Câmera Laboratório: Gustavo Letruta
Edição e Montagem de Vídeo: Samuel Oliveira
Arte Gráfica: Yan Soares
Fotos Divulgação: Brunno Martins
Câmera ao Vivo: Rodrigo Lacaz
Câmera Aérea e Subaquática: Igor Silva
Produção: Celso Filho (Listo Produções )
Assessoria de Imprensa: Rosa Moura