Encontro Gibi da Menininha terá feirinha, HQs, livros, concurso de cospobre, palestras e mais

PIX: 007.486.114-01

Colabore com o jornalismo independente

Muitas mulheres foram queimadas na fogueira acusadas de serem bruxas. Sabe o que elas faziam? Curavam pessoas com ervas medicinais e acreditavam no poder da natureza. A ciência está aí para provar isso. Em homenagem a essas dedicadas mulheres será lançada a HQ Aprendiz de Bruxa no próximo dia 13 e 14 (sábado e domingo), durante o I Encontro Gibi de Menininha, no anexo da Praça de Alimentação do Praia Shopping, das 14h às 21h.

Será um evento para mostrar a produção de quadrinistas e ilustradoras potiguares, tomando como referência o I Encontro Lady’s Comics, evento pioneiro na discussão nacional da representatividade feminina em HQs, realizado há dez anos na cidade de Belo Horizonte.

No I Encontro Gibi de Menininha, teremos feirinha de HQs/livros/ilustrações, caricaturas ao vivo, concurso de cospobre, rodas de conversa, palestras, oficinas e lançamentos de HQs e zines.

O evento foi pensado para ser o pontapé inicial do NEGIM (Núcleo de Estudos Gibi de Menininha), que é um braço do Mulherio das Letras Zila Mamede, e foi criado durante a
pandemia da COVID-19.

“Vamos aproveitar também a proximidade do edital da Lei Aldir Blanc 2 e mostrar que as mulheres têm trabalhos super bacanas e estão no mercado para quem precise de artista que desenvolva capa e/ou ilustração de miolo de livro, ilustrações em geral, storyboard e HQ”, destaca a autora Milena Azevedo.

Sobre a Aprendiz de Bruxa

A Bruxinha Glacia vem nos lembrar que cada indivíduo é responsável por suas ações, que não devemos prejudicar ninguém e que não estamos acima da natureza, mas em conexão profunda com ela.

A partir desses princípios se deu a criação das tiras da Aprendiz de Bruxa, em 2019, por Milena Azevedo (roteiro) e Ju Loyola (arte). Após uma pausa na produção, a tira voltou em 2023, com arte da Mari Santtos.

No século vinte e cinco, a Bruxinha Glacia faz parte da vigésima quinta geração de uma família de bruxas e magos. No seu aniversário de treze anos, ela escolhe o Conciliábulo Dragoste para seus estudos e iniciação na bruxaria. Após completar um ano e um dia de treinamento, ocorre um incêndio no Conciliábulo Dragoste e a Bruxinha Glacia fica presa na floresta. Ela aprende a sair da zona de conforto e encara os desafios como necessários ao seu processo de crescimento/amadurecimento (seguindo a máxima de fazer do limão uma limonada), continua com seus estudos de forma autodidata, e encontra dois amiguinhos: o coelho Pompom e a menina Helena.

Empregando doçura e humor, as tiras da Aprendiz de Bruxa são voltadas para públicos ecléticos, de todas as idades, e promovem reflexões bem-humoradas e sensíveis sobre amizade e respeito à natureza, estimulando os leitores a praticarem novas formas de viver, agradecendo pelas coisas simples que estão ao seu redor, e muitas vezes passam despercebidas.

A compilação impressa das tiras da Aprendiz de Bruxa é fruto da Lei Paulo Gustavo, da Funcarte.

AUTORAS

Milena Azevedo

Formada em História (Bacharelado e Licenciatura) pela UFRN, com mestrado em Estudos Históricos Latino-Americanos pela Unisinos/RS. Foi professora, empresária e curadora de eventos de cultura pop.

Desde 2005 milita no campo das histórias em quadrinhos. Atualmente segue como diagramadora, letrista e roteirista de HQs e games, com trabalhos publicados localmente, em âmbito nacional e também em Portugal e Angola, finalistas do Troféu HQMix e da categoria Quadrinho Alternativo do Festival de Angoulême (França), entre eles: Visualizando Citações – vols. 1 e 2, Fronteira Livre, Máquina Zero – vol. 2, Imaginários em Quadrinhos – vol. 4, Haole, Amor em Quadrinhos, Penpengusa, Contos Urbanos e Café Espacial #19.

Vencedora do Troféu Angelo Agostini de 2019, e dos HQ Mix de 2019 e 2020, com Gibi de
Menininha – vols.1 e 2.

Em 2018, estreou na literatura infantojuvenil com o livro Dara, Dora e As Estrelas, escrito a quatro mãos com Glacia Marillac.

Nos últimos anos, roteirizou as HQs Viúva Veneno e Oscar e o Pan de 87 para a editora Ultimato do Bacon, lançou a HQ A Parteira (via Lei Aldir Blanc), e participou do Gibi de Menininha – vol.3, do quarto número da revista Mina de HQ, e das webcomics Maiden Cops – first day (para o Pippin Games) e Carmesim (para a Íntimus®).

Ju Loyola

Quadrinista e ilustradora paulistana surda. Formada na Escola Panamericana de Arte & Design. Atualmente desenha as histórias em quadrinhos na forma de narrativa visual sem texto (história muda), como The Witch who loved, Maria Lua & Cia – Aventura das Estrelas (Conrad Editora) e More Than Words.

Ganhou o Troféu HQ Mix 2020 de Melhor publicação Aventura/Terror/Fantasia com o
Gibi de Menininha – vol.2.

Mari Santtos

Artista plástica, ilustradora e quadrinista de São Paulo.

Lançou seu primeiro quadrinho, A Máscara de Togi, em 2015. Ilustrou para o Gibi de Menininha – vol.1, em 2018. Em 2019, lançou os títulos independentes O Coelhinho Militudo – vol.1 e Sussurro ao Mar. Entre 2020 e 2022, trabalhou como desenhista em O Último Jogo, Dália Escarlate, Não Ligue Isso é Coisa de Mulher e Não Tema Isso é Coisa de Mulher, OPArt, RANGO!, Contos Novos e Fractal.

Recentemente lançou Gibi de Menininha – vol.3, O Último Acampamento, Meu Saquinho de Batata Frita e O Coelhinho Militudo – vol.2.

Atualmente trabalha na webtira Aprendiz de Bruxa, com Milena Azevedo, e na webcomic A • adorável (esse, como autora e desenhista).

Vencedora do Troféu Angelo Agostini e do HQ Mix de 2019, com Gibi de Menininha – vol.1.

DADOS TÉCNICOS

OBRA
Aprendiz de Bruxa

FORMATO
21 x 11 cm

N° DE PÁGINAS
92 páginas pb + cartela de adesivos colorida

ISBN
978-65-00-93155-6

DATA DA PUBLICAÇÃO
Março de 2024

PREÇO DE CAPA
R$ 22,00

CONTATO
Milena Azevedo
E-mail: m.galactica@hotmail.com
Celular: 98843-290

Redação

Redação

Obrigado pela visita!

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidos do mês