Tradição e modernidade, liberdade da arte contemporânea e a gestualidade corporal das expressões ancestrais. Foi baseando-se nesses princípios que o Encontro de Dança ganhou espaço nos palcos, teatros, parques e ruas do Rio Grande do Norte, além de uma plateia fiel e imersa à arte contemporânea, nos últimos 10 anos.
Com o lema “Encontrar é Preciso”, o Encontro de Dança 2017 tem início neste sábado e segue até o dia 6 de maio com apresentações gratuitas, sempre às 20h, no Barracão Clowns.
Veja quem compõe a programação do evento:
– Companhia H (RS), com o espetáculo ‘Sopros’
– GEDA Cia de Dança Contemporânea (RS), com ‘Não me toque, estou cheia de lágrimas – Sensações de Clarice Lispector’
– João Paulo Gross (GO), com ‘O Crivo’
– Solos de Stuttgart, com os solos Utopia, Tzid, Entrelacs, Equilíbrio e Por Baixo.
Pela Plataforma do RN, responsável pela seleção das companhias do estado para o evento, participam:
– Entre Nós Coletivo de Criação, com os espetáculos ‘Caricat’s’ e ‘Bailongo’
– Gesto Cia de Dança (Mossoró), com ‘Meu, Seu, Nosso’
– Companhia de Dança do Teatro Alberto Maranhão – CDTAM, em ‘Andara’
– Rozeane Oliveira do CIDA – Coletivo Independente Dependente de Artistas), no solo ‘Eu, Fêmea’.
O festival contará também neste ano com a apreciação do Farofa Crítica (Diogo Spinelli, George Holanda, Heloisa Sousa, Paul Moraes, Paulinha Medeiros e Rafael Duarte), um coletivo de críticos de teatro, performance e dança, que surgiu no cenário potiguar com o intuito de escrever, opinar, aplaudir e questionar produções de Natal ou de qualquer outro lugar do mundo.
Com uma década de existência, o Encontro, criado por Diana Fontes, Joana Fontes, Bianca Dore, Danielle Flor e Giovanna Araújo já foi prestigiado por mais de 77 mil pessoas. Foram quase 400 ações conduzidas por mais de 6.500 técnicos e artistas/companhias de várias nacionalidades. Marcou presença nesses encontros, todas as companhias do RN em uma constante e relevante troca de olhares, toques e conhecimento.
Para Diana Fontes, diretora geral, a arte trazida pelo Encontro constrói uma linguagem que identifica, aproxima e faz os seres dialogar. “Através do Encontro de Dança, esses alicerces foram criados e geraram frutos. Sempre encontrando, criando redes, teias das mais diversas cores, traçando, tramando e tecendo os fios. A arte de fiar através da dança. Respeitando a diversidade e as querências”, define Diana Fontes.
Esta edição celebrativa conta com a UNIMED Natal, através da Prefeitura Municipal do Natal/Programa Djalma Maranhão e O Boticário, através do Ministério da Cultura/Lei Rouanet e realização Espaço Vivo Promoções Culturais.
Como participar das oficinas?
Para os interessados em participar das oficinas, as inscrições estão abertas até o dia 28 de abril. Clique AQUI e se inscreva. O resultado será divulgado no dia 30. E, para mais detalhes sobre o Encontro ou programação, acesse AQUI.
Serviço
Encontro de Dança Contemporânea – edição 2017
Quando: 29/04 a 06/05
Onde: Barracão Clowns (Av. Amintas Barros, 4661, Nova Descoberta – Natal/RN
Horário: 20h
Entrada: Gratuita