NÓS, LGBTQIA+ na MPB é um encontro e show acústico com três artistas LGBTQIA+ da cidade do Natal agendado para esta terça-feira (26) no Bardallos Comida & Arte.
A programação será ao vivo com plateia obedecendo a quantidade permitida no decreto municipal vigente. Mas também será transmitida no Facebook do Bardallos.
Representações do segmento LGBTQIA+ poderão participar expondo questões e atualizações sobre o tema.
O encontro tem à frente a intérprete Jaina Elne, e os jovens artistas Junior Santos e VIC, juntos na construção e interpretação de um repertório com recorte de representações LGBTS que permeiam a música popular brasileira.
O intuito é discutir, em um bate papo aberto, como a música até hoje tem um papel fundamental na formação de identidades coletivas.
O projeto é da jovem produtora Taianara Fontenelle e foi aprovado na Lei Aldir Blanc do Governo Federal através do edital da Prefeitura do Natal.
Música como fator coletivo
Para a produtora, a música sempre foi um produto de consumo que, individualmente, atinge a subjetividade de quem a escuta, e, coletivamente, tem um efeito unificador. A música une as pessoas. Para a questão LGBTQIA+, há um fator de coletividade muito importante, pois na canção surge um espaço de possibilidade de existência coletiva.
“Vá a um show de qualquer artista LGBTQIA+, seja ele da nova geração ou da geração antiga, e você verá como a música aglutina um determinado grupo social através de um conjunto muito rico de imagens e símbolos”, ressalta a produtora.
E complementa: “Nas duas horas de show, os artistas e o público comungam expressões corporais, roupas e discursos que, juntos, tornam-se possibilidades de existência e resistência LGBTQIA+”.