Com a presença dos responsáveis pelas 40 obras lançadas, autoridades políticas e institucionais, a Editora IFRN realizou o lançamento dos livros produzidos em 2016. O lançamento marcou a nova fase da Editora, que conta com nova gestão desde 2016. Vinculada à Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação, é coordenada pela professora Darlyne Fontes e trouxe em seu catálogo de 2016 livros sobre variados temas, além da coleção Corpo e Educação e o primeiro selo do Instituto: Notáveis do RN.
O selo marca o início do trabalho de parceria com a Academia Norte-Rio-Grandense de Letras, o que resultará na edição e publicação de três obras por ano. Para marcar a parceria, foi assinado o termo de cooperação pelo reitor do IFRN, Wyllys Farkatt Tabosa, e o presidente da Academia, o professor Diógenes da Cunha Lima. Para Diógenes, “nós, acadêmicos, estamos satisfeitos com a aproximação com essa Instituição que veio para mudar o nosso país, através da tecnologia e a cultura”.
O diagramador da Editora, o servidor Charles Bamam, explicou a concepção da identidade visual do selo: “O elefante remete à memória, enquanto a coroa de louros é o símbolo da imortalidade e da conquista”. A senadora Fátima Bezerra, presenta à solenidade, expressou a satisfação em ver os resultados dos recursos públicos aplicados ao IFRN.
CATÁLOGO
Com mais de 100 autores e organizadores, a maioria dos livros tem a autoria de servidores do Instituto. No catálogo, livros sobre empoderamento feminino, como “Enfim, o que as mulheres querem”, da professora Maria do Socorro Silva; resultados de eventos científicos promovidos pela Instituição, como “Barthes (Im)pensado”, organizado pelo professor Alfredo Henrique Oliveira Marques; de pesquisas acadêmicas desenvolvidas no Instituto, a exemplo de “Diversidade linguístico cultural no ensino espanhol para brasileiros: experiências reflexivas para alunos do IFRN”, organizado por Bruno Rafael Venâncio e Raquel Serrão; além de obras literárias, como “Barruadas e catabilhos”, do servidor Auridan Dantas.
Houve ainda o lançamento do livro “Abundância de vale com matas à verdejante Canguaretama/RN”, do estudante Thiago Antônio de Oliveira, do Campus Canguaretama. Além de falar sobre suas publicações, os autores fizeram questão de destacar o trabalho da Editora para a concretização do lançamento.
Em sua fala, o pró-reitor de Pesquisa e Inovação, o professor Márcio Azevedo, explicou o trabalho de reestruturação que vem sendo feito na Editora: “Estamos concluindo a nossa política editorial, como também o fluxograma de publicação. Em breve, a seleção de obras para publicação deverá ser realizada a partir de edital”.
Já o reitor Wyllys Farkatt fez questão de enfatizar a dedicação de todos os que fazem o IFRN para a concretização de momentos como o lançamento das obras. “Para mim, é uma emoção muito grande participar deste evento. Ele não poderia acontecer em um momento e em um ambiente mais propícios. Na semana passada, completamos um ano à frente da gestão do IFRN. Um dos nossos objetivos é, justamente, ampliar as parcerias interinstitucionais. Então já temos resultados a destacar”, comemorou o reitor.