Dosol Online começa hoje e segue até domingo

ana-morena

PIX: 007.486.114-01

Colabore com o jornalismo independente

DoSol Online vai ao ar nos dias 20, 21 e 22/11 no Youtube do DoSolTV com uma programação que inclui artistas potiguares, papos sobre jornalismo cultural e documentação, designer e composição, além de entrevistas com os artistas. O projeto pretende trazer um alento para os fãs e habitués do Festival DoSol que podem curtir a programação na mesma data que seria o festival. Confira a programação completa AQUI e, mais abaixo, os depoimentos dos responsáveis pelo evento, Anderson Foca e Ana Morena.

Por Anderson Foca

“Sempre que me perguntam ano após ano, quais as ‘novidades’ do Festival Dosol a resposta é a mesma: a novidade é o Festival acontecer mais uma vez. Isso não é da boca para fora. Fazer um festival com longevidade não é mole. Recomeça-se praticamente do zero, com o capital social de fotos, vídeos e memórias afetivas dos anos anteriores e mais nada. Tem que renegociar tudo: patrocínios, orçamentos, desejos reprimidos de anos anteriores e por ai vai.

Precisa sim ter sorte para encontrar na caminhada sempre uma alternativa para fazer a coisa acontecer. Nesse período sinistro da história da cultura não estou me permitindo lamentar que esse ano não vai ter edição física, muito menos ficar triste. Tô radiante porque a gente mais uma vez encontrou caminhos pra promover de novo um Festival Dosol diferente, continuar lançando artistas e promover outras ações que temos encabeçado desde o final de Maio com o Festival Dosol Sessions.

Nos viramos para dentro de casa, agindo localmente pra movimentar quem está perto, quem a gente ainda consegue ver minimamente nos olhos, dentro dessa perspectiva de isolamento que assola o mundo. Como ação cultural ficamos vivos, vendo vários dos nossos falirem. Isso entristece realmente, mas também aumenta nossa responsabilidade de continuar lutando.

No Final de semana, sexta, sábado e domingo tem Dosol Online. Dentro do nosso querido e amado canal do youtube que sempre foi um dos nossos xodós e existe (pasmem) desde 2008. Fico até achando que tudo isso é um prêmio à nossa dedicação em se comunicar com os fãs de música desde sempre. Caprichamos no conteúdo, na fotografia, no áudio, na cenografia para fazer filmes a altura do nosso amor pelo Festival Dosol, para lembrar que ele voltará. FIZEMOS O MELHOR POSSÍVEL NUM ANO QUE TE COBRA CARO TUDO O QUE VOCÊ SE PROPÕE A FAZER.

Quero agradecer a Unimed Natal, Deezer e Devassa, que patrocinaram ações do Dosol esse ano e vão nos deixar preparados para enfrentar os desafios pesados de 2021. Me sinto pronto, olhando para frente.

*Dedico esse Dosol Online ao meu mano Manoel Fernandes Cordeiro, lutando com a garra do paraense de fé para vencer ao covid.”

Por Ana Morena

Foca fez um texto super bonito sobre nos mantermos vivos e produtivos num ano como esse. Como é difícil fazer algo interessante e relevante em meio ao caos e a falta de proximidade. Eu particularmente estou muito cansada, mas acho que todos estamos, né?

E quando a gente tá cansado a gente quer os amigos por perto, que ouvir a música que a gente gosta e que nos transporta pro nosso lugar seguro só de escutar. A música tem dessas coisas. Os artistas também. Eu sempre disse que artista é igual a qualquer pessoa, mas a verdade é que não é não. Artista é um catalizador de tudo que esse mundo doido nos oferece e o transforma em algo que nos pertence de imediato. O que seria de nós sem a música nesses tempos, hein?

Então, foi assim que eu me senti na gravação do DoSol Online, me senti no meu lugar seguro, na minha zona de conforto. Me senti em casa. Me senti parte de algo maior que eu nem sei o que é. E é pra isso que a gente faz um projeto como esse, pra que você também se sinta em casa, pra que a gente tenha a certeza de que estamos JUNTOS. Que não há tela e cabo de fibra que nos separe, porque se não podemos nos abraçar como gostaríamos, todo mundo suado no meio de uma roda de “metedança”, a gente se encontra na música e se pertence na música. É muito poderoso isso.

Hoje, amanhã e depois eu quero fazer esse convite. Vamos nos conectar, vamos pra esse lugar de conforto, nosso lugar seguro, onde a gente tem a certeza de que somos muitos e que estamos juntos. Energia move um mundo gente, acredite.

*Força Manoel Cordeiro, toda energia pra você meu querido.”

Redação

Redação

Obrigado pela visita!

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidos do mês