Diogo-Guanabara-foto-TIAGO-LIMA

Programação do Dia Nacional do Choro em Natal e uma curiosidade

12 de abril de 2021Agenda, Image

O melhor do Choro sem sair de casa. Um dos gêneros musicais mais brasileiros ganha destaque na programação cultural da Prefeitura do Natal. No próximo dia 23, através do canal oficial www.youtube.com.br/natalprefeitura, o público terá a oportunidade de acompanhar as comemorações do Dia Nacional do Choro com uma seleção de grandes nomes da música potiguar.

A programação de 2021 homenageia a cantora Ademilde Fonseca e começa às 15h com show de Raphael Almeida, seguido por Choro Bom (16h), Priscila Matos (17h), Choro do Caçuá (18h), Choro da Terra (19h), Diogo Guanabara (20h), Chico Bethoven e o Choro do Elefante (21h), Laryssa Costa (22h) e Eymar Fonseca (23h).

Segundo Chico Bethoven, além de Ademilde Fonseca, também serão homenageados grupos que deixaram legado no gênero em Natal: Choro Brejeiro, Sonoroso, Mainha, K-Ximbinho, o clarinetista Renato Tito (irmão de Paulo Tito), além dos mais recentes: João Juvanklin, Carlos Zens… “E o texto com referências a esses grupos e pessoas foi extraído do livro da pesquisadora Leide Câmara”, frisa.

Parceria Funcarte e ANL

As gravações dos shows acontecem no Salão Multiuso da Academia Norte-riograndense de Letras, através de parceria com o presidente da casa, Diógenes da Cunha Lima.

E aí reside a curiosidade. Dácio Galvão, diretor da Funcarte, foi eleito recentemente para uma das cadeiras da ANL e desde então essa parceria Funcarte e Academia tem se mostrado frutífera. Inclusive o prefeito Álvaro Dias já liberou recursos para obras de manutenção e reparos do centenário prédio da rua Mipibu.

Como mais novo palco da Funcarte em eventos online provocados pelo isolamento necessário, Dácio tem estreitado laços com o presidente Diógenes e, de certa forma, cavando um posto de futuro presidente da ANL. Com a bagagem cultural necessária, ainda a experiência como gestor e alguns bons vínculos políticos, Dácio seria um ótimo nome para ocupar a cadeira presidencial da Academia.

Chorinho

Mas voltemos ao evento. Dácio Galvão destacou a importância do movimento do choro na cidade, a tradição e a qualidade dos artistas escalados para o projeto:

“O Choro se faz presente de forma virtual neste projeto, através do Espaço K-Ximbinho que faz uma homenagem a esta referência do gênero. E no Dia Nacional do Choro temos a possibilidade de reunir os principais nomes da cidade para que o público aprecie tudo no conforto de casa”.

As gravações seguem todos os protocolos de segurança sanitária, seguindo o padrão adotado durante a produção do conteúdo do Carnaval de Natal online.

“O público terá a oportunidade de acompanhar grandes shows num padrão estético e de gravação que a população já aprovou no Carnaval online”, explica Dácio Galvão.

DIA NACIONAL DO CHORO

23 DE ABRIL DE 2021
Transmissão: www.youtube.com.br/natalprefeitura
A partir das 15h
Realização: Prefeitura do Natal, através da Secult-Funcarte


CRÉDITO DA FOTO: Tiago Lima

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *