dácio-galvão

Dácio Galvão é convidado por universidade francesa a falar do Nordeste brasileiro

O atual secretário de Cultura de Natal, Dácio Galvão foi um dos dois convidados brasileiros a participar da jornada de estudos “O Nordeste brasileiro, espelho mágico do imaginário medieval português”, promovido pela Universidade Aix-Marselle, na França.

Dácio é um estudioso do assunto, tema de sua tese de mestrado. Sua participação foi focada no romanceiro armorial a partir de três romances ibéricos clássicos: a Nau Catarineta, Minervina e Bela Infanta.

Os três romances foram adaptados pelo violonista potiguar Antônio Madureira, antigo líder do grupo Quinteto Armorial, idealizado por Ariano Suassuna.

“Minha participação tratou das influências etnográficas de Câmara Cascudo nas adaptações desses três romances nordestinos de origem ibérica no acervo musical do movimento armorial. Foi uma excelente oportunidade de disseminar um pouco das relações e manifestações culturais presentes no Nordeste”, contou Dácio.

O evento ocorreu na última sexta-feira (2) no campus da Universidade de Aix-Marselha. O gestor e pesquisador potiguar participou por vídeoconferência.

O convite foi enviado a Dácio Galvão pela diretora do Departamento de Estudos Portugueses e Brasileiros, Adriana Coelho Florent. Além de Dácio, participou também o professor cearense Carlos Guerra Júnior com o tema “Repentista, trovador ou griot: o ritmo e a poesia vem da Idade Média e é ressignificado no Nordeste”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *