Museu-Café-Filho-Geraldo-Maia

Confira a programação do Café Literário no Museu Café Filho neste sábado

Redação24 de maio de 2019Agenda, Literatura, Image

Os cafés literários que ocorriam na antiga Livraria Nobel agora têm outro endereço e periodicidade quinzenal. O pátio do Museu Café Filho, no Centro Histórico de Natal será o novo local. O Sábado Literário é uma iniciativa da Fundação José Augusto, em parceria com o escritor Aluísio Azevedo Júnior, coordenador do projeto. O primeiro sarau será neste sábado, a partir das 17h.

De acordo com Azevedo a programação inicial contará com a seguinte agenda: homenagem ao escritor Sebastião Bortone; em seguida, fala dos escritores convidados, Sandemberg Oliveira, João Andrade e Damião Gomes, abordando o livro temático (Literatura Brasilis 2019), depoimento sobre as viagens exploratórias à Feira de Havana, e abordagem sobre o processo criativo literário. Haverá uma escola participante, cujos alunos poderão interagir com os escritores.

“Temos uma profícua produção literária no nosso Estado e eventos como esse só têm a engrandecer e dar a devida importância aos nossos autores, bem como estimular a interação entre esses e seus leitores”, opinou o diretor geral da Fundação José Augusto, Crispiniano Neto.

“Essa é uma grande notícia para leitores, escritores, poetas, livreiros, artistas, estudantes, professores, admiradores, fruidores, fazedores de arte, cultura e literatura”, comemorou Aluísio Azevedo.

Dos cafés literários na Nobel

Os cafés literários da Nobel foram iniciados em 31 de janeiro de 2012, como atividade de discussão literária, apresentação de escritores, divulgação das suas obras. A persistência do escritor e livreiro Aluísio Azevedo sustentou os encontros, heroicamente, por mais de cinco anos, até agosto de 2017, quando a mantenedora encerrou suas atividades. O evento inaugural contou com Leonardo Barros, autor da comédia “Solteiro em Trinta Dias”, Marcos Monjardim, autor de “Peregrino”, e Gustavo Diógenes, com sua obra “Acaci Mundo 17”.

Ao se tornar quinzenal, o evento contou com colaboradores como Thiago Gonzaga, Jânia Souza, Sandemberg Oliveira que atuavam como mediadores, além da União Brasileira de Escritores, da Sociedade dos Poetas Vivos e Afins do RN, das editoras CJA, Jovens Escribas, dentre outros selos independentes.


FOTO: Geraldo Maia

Sobre o autor

Redação

Obrigado pela visita!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *