diego paixão

“Concurso Jovens Solistas OSRN” abre inscrições para Etapa Nacional

O “Concurso Jovens Solistas OSRN” é uma ação da temporada 2020 do projeto Movimento Sinfônico, criado com o objetivo de conectar jovens solistas de todo Brasil com a Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte.

Em decorrência da pandemia ocasionada pelo Coronavírus, todas as fases acontecem virtualmente. A Etapa Nacional está com inscrições até o dia 22 de junho e prêmio de R$ 3 mil reais.

“A música tem se destacado como uma importante parceria para a sociedade neste momento, e nós pensamos em algo que pudesse manter os jovens conectados com seus estudos, que sinalizasse uma esperança profissional e ainda que promovesse um conteúdo valoroso para nosso público”, explica a diretora de produção da OSRN, Tatiane Fernandes, sobre a motivação de lançar o concurso durante esse período.

Etapa nacional

A Etapa Nacional é dedicada a brasileiros instrumentistas ou cantores. O primeiro colocado receberá prêmio de R$ 3 mil reais. As inscrições acontecem de 01 a 22 de junho de 2020 através do site da OSRN – Confira regulamento completo na página.

Serão selecionados até 12 candidatos para a final que ocorre no dia 30 de junho. Os finalistas são elegidos pela Comissão Avaliadora e o público é convidado a escolher o vencedor do concurso. Os nomes dos finalistas serão anunciados no dia 27 de junho e a votação popular acontece através do site da orquestra, de 28 (a partir das 9h) a 30 de junho.

Vale lembrar que os vencedores da Etapa Estadual, o pianista Tiago Ferreira e o violoncelista Diego Paixão, já estão classificados para a final nacional.

Terças Clássicas

As performances dos finalistas serão apresentadas durante o programa Terças Clássicas ao Vivo com o Maestro, a partir das 20h, pelos canais oficiais da OSRN, no YouTube e Facebook. O resultado da votação acontece ao vivo, após a exibição dos vídeos e encerramento da votação.

A Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte conta com 60 músicos, direção artística do maestro Linus Lerner e produção da Mapa Realizações Culturais que, com afinco, efetivam atividades educativas difundindo música de qualidade, seja ela erudita ou popular. Um trabalho de suma importância para o desenvolvimento cultural não somente do Estado, mas de todo o país.

Apresentações mensais

A OSRN, desde a temporada de 2018, vinha executando durante as apresentações mensais no Teatro, projetos com regentes e solistas convidados, nacionais e internacionais, o que proporciona crescimento aos músicos integrantes da orquestra, uma vez que cada convidado compartilha de suas experiências artísticas.

No período de pandemia, a Orquestra, como patrimônio cultural do RN, também se preocupa em expandir a musicalidade à população e levar oportunidades aos músicos do Brasil através de apresentações on-line e com o Concurso, esse, em consonância com os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.

Sobre o autor

Redação

Obrigado pela visita!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *