Colonização do município de Florânia é tema da Quinta Cultural do IHGRN

PIX: 007.486.114-01

Colabore com o jornalismo independente

O Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte (IHGRN) realiza nesta quinta-feira (12) mais uma edição da Quinta Cultural, com a palestra “O sesmeiro Cosme de Abreu Maciel no processo de colonização da Ribeira do Seridó potiguar (século XVIII): do Rossaurubu a Florânia”, ministrada pelos pesquisadores Arlan Leite e Doralice Brito.

Cosme de Abreu Maciel é considerado o mais antigo morador e um dos fundadores do município de Florânia. Sua presença na região está associada a diversos acontecimentos e personagens históricos. Estabelecido nas proximidades do riacho Rossaurubu, nome indígena da área antes da chegada dos portugueses, Cosme recebeu em 1750 a concessão da sesmaria que corresponde ao território atual do município.

O evento, que lança luz sobre as origens de Florânia, é gratuito e será realizado no Salão Nobre do IHGRN, com capacidade para 50 pessoas. No local, estarão disponíveis para aquisição a Revista do IHGRN #102 – a mais antiga em circulação no estado -, a nova edição do livro “Responsabilidade Civil do Estado”, de Amaro Cavalcanti, além de outras publicações.

Serviço

Quinta Cultural – palestra ”O sesmeiro Cosme de Abreu Maciel no processo de colonização da Ribeira do Seridó potiguar (século XVIII): do Rossaurubu a Florânia”

Local: Salão Nobre do IHGRN – Rua da Conceição, 622, Cidade Alta, Natal/RN

Data: 12 de junho de 2025

Horário: 17h

Entrada gratuita

Redação

Redação

Obrigado pela visita! O que achou do texto?

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas da semana