Nome mais cogitado para assumir a Secult Natal não é Amaury Jr.

PIX: 007.486.114-01

Colabore com o jornalismo independente

O produtor cultural e empresário Amaury Jr. coordenou a pasta de cultura durante a campanha do eleito prefeito de Natal Paulinho Freire. Todos os caminhos apontavam para sua admissão no principal posto de comando da cultura na capital. Mas o aforismo “o passado lhe condena” parece ter atrapalhado os planos do produtor. Não foram poucos os que alertaram o prefeito sobre os perigos de Amaury como titular da Secretaria de Cultura de Natal. Ele que já foi exonerado por má conduta na Funcarte na gestão do jornalista Rodrigues Neto, quando era chefe de Departamento no órgão.

Sem o indicado do vereador Raniere Barbosa no páreo, outros três nomes são cogitados, sendo um mais encaminhado. O próprio Rodrigues Neto é um deles e corre por fora. Rodrigues, que também trabalhou durante a campanha, é amigo pessoal de Paulinho Freire e diretor de Comunicação da Câmara Municipal de Natal, presidida durante anos pelo prefeito eleito. Carrega a experiência de quase um mandato inteiro como presidente da Funcarte e deseja o cargo. Teve sua gestão manchada pela péssima passagem de Micarla na Prefeitura de Natal, mas fez uma boa gestão.

A atual secretária Danielle Mafra, embora não seja o nome mais cotado, também pode permanecer no cargo. É nome de confiança de Álvaro Dias, deve assumir alguma secretaria no organograma do próximo mandato e desde que assumiu, no último 5 de agosto, tem recebido elogios pela gestão. A condução do processo da PNAB é um exemplo. A então secretária de Concessões e Parcerias Público-Privadas de Natal, se não é da seara da cultura, tem conhecimento técnico de gestão pública e gerenciamento de projetos. Também seria um nome interessante e tem boas chances de ficar.

Mas quem deve assumir seja talvez o nome mais técnico possível para assumir a pasta: Iracy de Azevedo, especializada em Economia na área de planejamento operacional, com NBA em administração e hoje chefe do Departamento Administrativo Financeiro da Câmara Municipal de Natal, mas tem seu trabalho notabilizado enquanto produtora de eventos. Tem participado ativamente na equipe de transição de governo na Secult Natal.

É nome de extrema confiança de Paulinho Freire e dos que a rodeiam. Uma profissional de reputação ilibada e com décadas de experiência. São mais de 30 anos de Carnatal. Também tem produzido o São João de Natal desde 2018 no Arena das Dunas, além de simpósios, seminários e encontros nacionais e internacionais. É pessoa de pulso, de diálogo e, ao mesmo tempo, de opinião firme. O segmento cultural precisa disso.

Sérgio Vilar

Sérgio Vilar

Jornalista com alma de boteco ao som de Belchior

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas da semana