Círculo Natalense do Cordel se encerra hoje com show gratuito na Cidade Alta

PIX: 007.486.114-01

Colabore com o jornalismo independente

Hoje (16) tem o último dia da 4ª edição do Círculo Natalense do Cordel, evento que busca promover o cordel enquanto gênero literário, que há um ano teve o reconhecimento como patrimônio imaterial de nossa cultura.

O evento acontece ao ar livre, na Praça Padre João Maria, Centro histórico de Natal. Às 21h tem o show de encerramento “Forró na Praça” com a artista Tonha Mota e a banda Fuxico de Feira. Acesso gratuito.

A iniciativa é uma realização da Associação Cultural Estação do Cordel, em parceria com a Academia Norte Rio-Grandense de Literatura de Cordel (ANLIC) e a Sociedade dos Poetas Vivos e Afins do RN (SPVA).

A programação do Círculo Natalense do Cordel teve como temática: O boi no romanceiro, no cordel e nos sertões, com palestras, oficinas, exposições, feira de livros e apresentações literárias e musicais.

A ação é também uma homenagem ao DIA NACIONAL DO CORDELISTA, celebrado em 19 de novembro, e reuniu estudiosos, escritores e amantes do gênero cordel, tanto locais quanto nacionais. A iniciativa pretende aproximar ainda mais a população do Rio Grande do Norte da cultura cordelista, viabilizando o intercâmbio de saberes, do popular ao erudito, do informal ao formal.

O evento também buscou explorar a dimensão pedagógica da literatura, sobretudo no contexto educacional, no qual o cordel atua como ferramenta auxiliar no processo de ensino-aprendizagem.

“Entendemos que uma das potencialidades do cordel, senão a maior, é a pedagógica, que contribui com o processo formativo do cidadão, no qual os professores são agentes indispensáveis na mediação do saber”, destaca Nando Poeta, educador, cordelista e um dos idealizadores do Círculo Natalense do Cordel.


FOTO: Tiago Lima
Sérgio Vilar

Sérgio Vilar

Jornalista com alma de boteco ao som de Belchior

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidos do mês