Promovendo o cinema brasileiro e potiguar, o Cineclube Infanto-Juvenil Viramundo Potiguar leva a sétima arte de forma gratuita para crianças e adolescentes da comunidade do Passo da Pátria, na periferia da cidade do Natal. A ação acontece dias 10, 12, 19, 24 e 26 de Abril na sede do Coletivo Viramundo Potiguar, localizado na Rua Ocidental de Baixo, ao lado da UBS, a partir das 14h00.
A ação foi idealizada por jovens negros periféricos integrantes do Coletivo Viramundo Potiguar, que tem por objetivo promover a transformação social através da educação e da cultura. Em sua sede o Coletivo oferece gratuitamente oficinas de xadrez, desenho, break dance, e agora também o cineclube, para crianças e adolescentes da comunidade. O espaço também funciona como ambiente colaborativo de estudos, ensaios e apresentações para artistas e grupos independentes.
A proposta de criação do Cineclube vem como gesto de apropriação da linguagem audiovisual, deslocando-a do ambiente elitizado dos shopping centers e trazendo-a para o cotidiano comunitário. Durante as sessões, pensadas para a faixa etária infanto-juvenil, são exibidos curtas-metragens nacionais que tratam de temas relevantes para este público como natureza, família e memória. Em seguida, os participantes são incentivados a compartilharem suas emoções e reflexões sobre os filmes assistidos através de debates e desenho livre, contando com a contribuição de realizadores audiovisuais potiguares convidados.
A experiência cinematográfica promovida pelo Cineclube Infanto-Juvenil Viramundo Potiguar cria um circuito não-comercial de exibição e fruição no Passo da Pátria, fazendo enfrentamento aos estereótipos que insistem em olhar para este território apenas sobre a perspectiva da violência e da pobreza, afirmando outros imaginários junto às crianças e adolescentes da comunidade e fazendo do cinema um direito cultural da periferia.
As próximas sessões acontecem dias 24 e 26 de Abril, e nos dois dias haverá a projeção de curtas-metragens potiguares. No dia 24, quarta-feira, será exibida a animação Flores da Macambira, produzida por crianças da comunidade quilombola de Macambira, que fica em Lagoa Nova/RN. E no dia 26, sexta-feira, é a vez do curta-metragem Felis, produzido por Jane Gomes e Caio Medeiros que estarão presentes na sessão.
Este projeto é produzido pelo Coletivo Viramundo Potiguar, com apoio do Kurta na Kombi e realização Lei Paulo Gustavo, Prefeitura do Natal, Ministério da Cultura e Governo Federal.
SERVIÇO:
CINECLUBE VIRAMUNDO POTIGUAR
Local: Sede do Coletivo Viramundo Potiguar (Rua Ocidental de Baixo, nº 12, ao lado da UBS)
Próximas sessões: 24 e 26 de Abril
Horário: 14h00
Classificação indicativa: livre