Sessão do Cineclube Natal aborda diversidade sexual com estreia de filme

PIX: 007.486.114-04

Colabore com o jornalismo independente

O Cineclube Natal realiza, nesta sexta-feira (24), a sessão “Sob a penumbra do armário, histórias foram esquecidas”, com dois filmes de temática queer: o documentário “The Female Closet” de Barbara Hammer, e o curta “O Cavalo de Pedro”, de Daniel Nolasco, em sua primeira exibição em terras potiguares. A mostra acontece na Casa da Ribeira, com curadoria de Rafael Sousa, realizador potiguar e membro do Cineclube Natal. Os ingressos serão distribuídos a partir das 18h30.

A mostra é a terceira do projeto de revitalização da entidade, que começou em março deste ano, com financiamento da Lei Paulo Gustavo Natal, do Governo Federal e da Prefeitura de Natal. “A sessão traz dois filmes que vão abordar a instituição do armário como ferramenta de manutenção da heterocisnormatividade”, explica  Rafael Sousa.

Em “The Female Closet”, Barbara Hammer explora ferramentas de opressão que atuam no trabalho de três artistas lésbicas. O documentário é de 1998 e tem como uma das personagens a fotógrafa Alice Austen. “Já ‘O Cavalo de Pedro’ segue um caminho mais ousado, sugerindo a possibilidade de uma dissidência sexual por parte de uma importante figura histórica brasileira”, explica o curador.

Os dois filmes compõem uma sessão a ser vista por todos os públicos e que foi pensada para mostrar uma perspectiva de vivências LGBTQIAP+. “Acredito que uma cinefilia sem diversidade transforma o cinema em uma linguagem de opressão. É importante para toda a comunidade cinéfila e cineclubista desafiar o próprio olhar sobre arte, buscando não só por mais representatividade nas telas como também novas perspectivas sobre as múltiplas possibilidades de se fazer e consumir cinema”, finaliza Rafael Sousa.

Esta será a terceira mostra de uma série de sete, no total, que acontece até o final do ano e que foi contemplada pelo edital da Lei Paulo Gustavo de Incentivo à Cultura na categoria de fomento a cineclubes. Todas as sessões serão realizadas em espaços culturais da cidade e contam com patrocínio do Governo Federal e do Município de Natal.

Serviço:

O quê? “Sob a penumbra do armário, histórias foram esquecidas”, do Cineclube Natal, com os filmes “O Cavalo de Pedro” e “The Female Closet”

Onde? Casa da Ribeira – Rua Frei Miguelinho, 52 – Ribeira, Natal-RN

Quando? Sexta-feira, 24 de maio, às 19h; ingressos serão distribuídos a partir das 18h30

Entrada gratuita – Patrocínio do Governo Federal e do Município de Natal via Lei Paulo Gustavo de Incentivo à Cultura

Redação

Redação

Obrigado pela visita!

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *