carito-caravana-rec

Caravana Rec promove oficinas de audiovisual em 4 Cidades do RN

Redação13 de outubro de 2020Agenda, Audiovisual, , Image

Caravana REC é um projeto itinerante que busca promover a formação técnica, a qualificação profissional e a produção e difusão audiovisual no Rio Grande do Norte. O projeto percorrerá as cidades de Mossoró, Currais Novos, Goianinha e Natal nos meses de novembro e dezembro – tendo como público-alvo jovens de 13 a 19 anos, estudantes e moradores das zonas menos favorecidas dessas cidades.

Com foco no fortalecimento da cadeia produtiva do cinema e do audiovisual independente, serão realizadas ações como: oficina de documentário, mostra de curtas potiguares realizados nos últimos dois anos, e a distribuição dos documentários produzidos como resultado das oficinas.

As oficinas terão 25 horas de duração, entre aulas expositivas e práticas, tendo como produto final um curta-metragem produzido pelos jovens participantes. Como resultado final os filmes serão exibidos no canal oficial do projeto no YouTube, como também em exibição pública em cada cidade participante.

Todo o processo segue todas os protocolos de segurança, de acordo com os decretos vigentes, e prezando pela segurança para todos os participantes envolvidos.

Possibilidades do audiovisual

Carito Cavalcanti, um dos facilitadores das oficinas, destacou as novas possibilidades de produção audiovisual:

“Hoje se pode fazer audiovisual com aparelho celular, entre outras inúmeras possibilidades. O mundo virtual e as novas formas de comunicação e expressão artística criaram um mercado novo e dinâmico, que se transforma a cada dia. Nossa oficina tem o objetivo de trazer para a realidade dos jovens que têm menos acesso a esse tipo de conhecimento e experiência essas novas possibilidades de realização audiovisual”.

Os participantes vão conhecer todo o processo de realização de um documentário e os elementos fundamentais para a construção de um roteiro, produção, captação e edição de um vídeo digital.

“Vamos estimular os alunos a descobrirem as potencialidades cinematográficas do seu lugar, da sua comunidade: identificar personagens reais, histórias do lugar, e a partir daí realizar um curta feito por eles com nosso apoio e acompanhamento.”

Caravana Rec

A Caravana REC objetiva o estímulo à reflexão e o compartilhamento de saberes e experiências. Carito destacou ainda a importância dessa troca:

“Como somos realizadores em constante atividade, também vamos mostrar nossos filmes e compartilhar com eles nosso processo criativo e estratégias de trabalho, dentro de uma linguagem poética que caracteriza nossa produção e se desenvolve como um diferencial.”

Mostra itinerante

Outro ponto de destaque será a exibição de curta metragens potiguares em uma mostra itinerante por todas as cidades participantes. Os filmes serão selecionados via edital e poderão se inscrever curtas de realizadores potiguares, rodados no estado do RN, com duração máxima de 20 minutos (incluindo os créditos) e finalizados a partir de janeiro de 2019.

Inscrições

As inscrições gratuitas podem ser realizadas de 15 a 25 de outubro no link: www.caravanarec.art. Serão selecionados 05 curtas e o resultado da seleção será divulgado no dia 02 de novembro.

SERVIÇO

CARAVANA REC

– Mossoró: 09 a 14 de novembro
– Currais Novos: 23 a 28 de novembro
– Goianinha: 07 a 12 de dezembro
– Natal: 14 a 18 de dezembro

Realização: Pinote Produções

Sobre o autor

Redação

Obrigado pela visita!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *