maria-maria-gomes

Caravana de Escritores Potiguares traz videopalestra com Maria Maria Gomes

A poeta e escritora Maria Maria Gomes é a segunda convidada do ciclo de videopalestras que integra a 7ª Temporada da Caravana de Escritores Potiguares. Abordando o livro “Novas Cartas dos Sertões do Seridó”, do escritor acariense Paulo Bezerra (Paulo Balá), a intervenção da curraisnovense estará disponível no canal do projeto no Youtube e nas páginas do Facebook e do Instagram, a partir desta segunda-feira, 8/02, às 19h00.

Com a necessidade de isolamento social imposta pela pandemia da Covid-19, a Caravana de Escritores Potiguares adquiriu um novo formato. Ao invés de visitar as escolas para dialogar diretamente com alunos e professores, os escritores participantes do projeto estão gravando depoimentos sobre temáticas variadas, que vão dos gêneros literários aos processos de criação.

As videopalestras serão postadas semanalmente, sempre às segundas-feiras, e podem ser assistidas a qualquer tempo.

Caravana de Escritores Potiguares

A Caravana de Escritores Potiguares é um projeto social sem fins lucrativos, que conta com patrocínios da COSERN e do Governo do Estado do RN, viabilizados por intermédio da Lei “Câmara Cascudo” de Incentivo à Cultura.

Criada em 2013, a iniciativa visa incentivar o hábito de leitura e divulgar a produção literária norte-rio-grandense. Nas primeiras seis temporadas, a Caravana promoveu atividades interativas em dezenas de comunidades escolares das redes públicas do RN, reunindo milhares de participantes.

Livros distribuídos

A distribuição de livros, prática corriqueira do projeto, também teve que ser alterada. Nesta 7º temporada, ao invés dos concorridos sorteios, será realizada uma única doação.

Segundo o idealizador e coordenador do projeto, escritor Thiago Gonzaga, o acervo reúne cerca de 20 títulos, de diversos autores, perfazendo um total de 500 exemplares.

A escola beneficiada será o Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy – Centro de Formação de Profissionais da Educação (IFESP), e a entrega simbólica acontece em 14 de março, dia do nascimento de Castro Alves.

Maria Maria Gomes?

Natural de Currais Novos, Maria José Gomes adotou o nome literário de Maria Maria Gomes. Formada em Letras pela UFRN, com pós-graduação em Literatura Luso-brasileira e em Educação, Pobreza e Desigualdade Social, Maria Maria também é especialista em Literatura e Ensino pelo IFRN.

Maria Maria Gomes escreveu os seus primeiros poemas aos 14 anos. Logo depois, aos 16, veio o primeiro romance, ainda não publicado. Recebeu menção honrosa no Concurso de Poesia Othoniel Meneses (Funcarte) e no Concurso de Poesia Luiz Carlos Guimarães (FJA). Conta com 10 livros publicados nos gêneros prosa e poesia, sendo o “Proposta de Chuva”, vencedor do Troféu Cultura em 2020.

Atualmente, organiza os blogs literários “Espartilho de Eme” e “Água de Chocalho”. Coordena o site pessoal www.caatingueirices.webnode.com. É consulesa do Seridó, título conferido pelo movimento poético Poetas del Mundo, com sede no Chile. É professora de Língua Portuguesa em Escolas Estaduais do RN, no município de Currais Novos.

SERVIÇO

O quê?

Caravana de Escritores Potiguares (Temporada 2020/21)

Videopalestra com a poeta e escritora Maria Maria Gomes

 

Onde?

Youtube: caravanadeescritorespotiguares ou https://www.youtube.com/channel/UClniHqRVdvjpinhpBwOohDQ

Facebook: @CaravanaDeEscritoresPotiguares

Instagram: @caravanadeescritoresrn

 

Quando?

A partir do dia 8/02 (segunda-feira), às 19h00

Sobre o autor

Redação

Obrigado pela visita!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *