Em seu 15º ano de existência o bloco carnavalesco Galo dos Perturbados homenageará a educadora, escritora e poetisa potiguar Nísia Floresta com uma boneca gigante no carnaval 2025. O tradicional bloco do Centro Histórico ganhará as ruas da Cidade Alta na “terça-feira gorda”, às 18 horas, ao som de uma orquestra de frevo. Antes, haverá uma concentração no Bar do Naldo, localizado na praça João Tibúrcio, a partir de 15 horas.
Para o fundador e diretor da agremiação carnavalesca, Naldo Alves, a homenagem à Nísia Floresta é um reconhecimento à sua contribuição para a cultura do Rio Grande do Norte, especialmente na educação feminista no Brasil, com protagonismo nas letras, no jornalismo e nos movimentos sociais. Ainda segundo Alves, Nísia Floresta foi defensora de ideais abolicionistas, republicanos e principalmente feministas. “Por causa dos posicionamentos inovadores na época, Nísia Floresta influenciou a prática educacional brasileira, rompendo limites do lugar social destinado à mulher. Ela foi também a primeira figura feminina a publicar textos em jornais, na época em que a imprensa nacional ainda engatinhava”, assinala o carnavalesco.
Naldo Alves projeta para 2025 um grande carnaval para o Galo natalense, com previsão de 3.500 foliões livres, leves e soltos pelas artérias do Centro Histórico. O percurso é o mesmo de anos anteriores: Praça João Tibúrcio, rua Padre Pinto, praça André de Albuquerque, praça Sete de Setembro, rua Ulisses Caldas, rua Vigário Bartolomeu, rua Gonçalves Ledo, Santa Cruz da Bica, rua Santo Antônio e o destino é o palco central do Polo Centro Histórico, instalado em frente à Pinacoteca do Estado, onde ocorrerão os shows de Thabata Medeiros (19h), Jaina Elne (20h) e do cantor Ramon Rodney (22h). Ao longo do percurso, batedores da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) disciplinarão o trânsito.
Os tradicionais bonecos gigantes, uma marca do bloco, também acompanharão a agremiação por todo o percurso. São eles o mascote do Galo dos Perturbados, o ex-Rei Momo Paulo Maux, o boneco de Naldo Alves e do co-fundador do bloco, Pedro Abech, além da boneca de Nísia Floresta.
“O Polo Centro Histórico ganhou um grande reforço com o Galo. A terça-feira de carnaval na Cidade Alta era parada e conseguimos junto à Prefeitura movimentar o centro. Com o passar do tempo, o Galo ampliou seus limites. Hoje pessoas de outras regiões da cidade vêm se juntar ao bloco, como também foliões do interior. Este ano com todas as dificuldades será o melhor ano para o Galo. Então, o bloco vem forte”, afiança Naldo Alves.
Ele conta que tudo começou como uma brincadeira entre amigos: “Logo se juntaram a mim os produtores culturais Pedro Abech e Waltenir Gordo. O nome Galo é uma referência ao galo da Igreja de Santo Antônio – um para-raios – e ao seu homônimo pernambucano, o Galo da Madrugada. O Galo dos Perturbados cresceu bem nutrido e cantando alto. Vamos comemorar os 15 anos com muita animação”, afirma o carnavalesco.
Prévia
Como um aperitivo para a terça-feira (04), o Galo dos Perturbados fará uma prévia no Bar do Naldo, no sábado (1⸰). A programação inicia às 20h, com um show da cantora Dodora Guedes. Em seguida, o cantor Fabinho Luz assume o palco e agita a praça João Tibúrcio.
SERVIÇO:
O quê? Desfile do bloco Galo dos Perturbados.
Onde? Concentração no Bar do Naldo. Praça João Tibúrcio. Cidade Alta.
Quando? 04 de março de 2024.
Hora? Concentração às 15h e saída às 18h.