Moradoras de Baía Formosa são destaque na primeira noite do Finc 2018

Com o Mirante lotado, a primeira noite do Festival Internacional de Cinema de Baía Formosa – FINC contou com a participação da comunidade e de realizadores de todo o Rio Grande do Norte. O evento é aberto ao público e segue com programação gratuita neste sábado (1), em Baía Formosa.

Um dos destaques deste sexta-feira(30) foi a exposição “Levanta a Cabeça”, do fotógrafo polonês Voitek. O trabalho contou com a participação de moradoras da cidade, que tiveram a oportunidade de estrelar um ensaio fotógrafo pela primeira vez. Segundo o fotógrafo, a intenção é elevar a estima das mulheres por meio da fotografia. Para Sueleny Cavalcanti, uma das moradoras beneficiadas com a iniciativa, o ensaio permitiu que ela sentisse mais amor próprio. “A gente começa a se observar melhor, a se amar mais” – relatou.

Com estrutura Instalada no Mirante de Baia Formosa, o festival teve início com a exibição de curtas da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, seguido pelo o grupo de teatro da Escola Estadual Professor Paulo Freire que encenou a peça Vida de Boneca. A história retratou o cotidiano de mulheres que sofrem opressão pelos companheiros. Deixando como mensagem o direito que a mulher tem de escolher e decidir sobre a própria vida.

Também teve participação internacional. A Mostra Animes contou com filmes de animação do cineasta e artista plástico polonês Andrzej Lichota, que participou de um bate um papo durate o festival. Em seguida ocorreu a estreia da Mostra Pérolas do RN. Nesta categoria, os realizadores tinham que retratar, em filmes de um minuto, as belezas e os encantos do Rio Grande do Norte. Os três melhores colocados serão premiados no último dia do festival.

Na sequência, veio a apresentação da categoria mais esperada, Curtas de Um Minuto com o tema Mulheres. A competitiva teve a participação de realizadores de todo o país. Seguido da Mostra Potiguar com a exibição de filmes produzidos no Rio Grande do Norte com até 15 minutos e com temática livre. A programação retoma neste sábado, as 15h30 com a Corrida e a Corridinha Ecoestrela em Baia Formosa.

About The Author: Sérgio Vilar

Sérgio Vilar

Jornalista com alma de boteco ao som de Belchior

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *