avita duo

Mãe e filha que rodam o mundo promovem recital gratuito em Natal nesta terça

Katya Moeller (violino) e Ksenia Nosikova (piano) tocam juntas há 10 anos. Eles se apresentaram recentemente em Iowa, Illinois, Maine, Colorado e Minnesota, nos EUA, além da Itália, Áustria e Rússia. A temporada 2019-2020 fará com que essa dupla de mãe e filha passe pelo Brasil e pelo sudeste da Ásia (Hong Kong, Cingapura, Bangkok e Manila). Em Natal esta apresentação do Avita Duo acontece nesta terça-feira, às 19h, no Auditório Onofre Lopes das Escola de Música da UFRN. Acesso livre até a lotação do local.

Katya Moeller

Com apenas 15 anos, Katya fez sua estréia como solista em abril de 2017 e apresentou-se duas vezes com a Orquestra Sinfônica da Universidade de Iowa. Intérprete experiente, apesar da idade, foi nomeada vencedora do Grande Prêmio do Concurso Internacional de Violino da ENKOR e foi uma das dez semi-finalistas convidadas para as rondas finais do Concurso Internacional de Música Ysaye de 2019 em Liège, Bélgica. Ela também foi premiada no Schubert Club Student Scholarship Concurso (Minneapolis), Semper International Music Festival Concurso na Itália, MTNA West Central Divisão Junior Strings Auditions, e foi um dos sete finalistas do National MTNA Auditions em Spokane, WA.

Katya começou a ter aulas de violino aos quatro anos de idade na Preucil School of Music, em Iowa City. Katya participou do Aspen Music Festival, do Festival Internacional de Música Bowdoin (Brunswick, ME) e do Festival Internacional de Música Semper, na Itália. Participou de master classes com músicos renomados e pedagogos. Seus próximos compromissos como solista incluem três apresentações do concerto para violino de Glazunov com a Southeast Iowa Symphony Orchestra, em outubro de 2019.

Ksenia Nosikova

A pianista Ksenia Nosikova tem a tuado extensivamente na Europa, Ásia, Rússia, EUA, Canadá e América do Sul. O escopo de seus concertos se estende desde prestigiados locais de concertos profissionais, como Weill Recital Hall no Carnegie Hall e Merkin Hall em Nova York, , para grandes instituições acadêmicas em todo o mundo, inclusa a UFRN nesta concerto gratuito de terça-feira. Sua diversificada e extensa lista de repertório consiste em obras consagradas e peças menos conhecidas, além de mais de 30 concertos para piano.

Ela recebeu diversas críticas elogiosas em prestigiadas publicações de música: “First rate” (Fórum Fono da Alemanha), “Cheia de intensidade dramática” (Piano Internacional de Londres), “Sutil e expressiva” (L’Alsace, da França), “Musicalidade impressionante, musicalmente muito poética” (Boston Globo), e “Sensibilidade refinada e pianismo requintado” (New York Concert Reviews).

Formada pelo Conservatório Tchaikovsky de Moscou e pela Universidade do Colorado, Dr. Ksenia Nosikova é professora de piano e copresidente do Departamento de Piano da Universidade de Iowa. Seus alunos ganharam prêmios em várias competições nacionais e internacionais e foram aceitos em programas de música proeminentes, incluindo Curtis, Juilliard, Colburn, Eastman e Peabody.

Ela apresentou mais de 250 master classes nos EUA e no exterior. Seus compromissos de concertos em 2018 a levaram ao Brasil, China, Cingapura, Tailândia e Europa. Ela é membro do Conselho de Diretores da American Liszt Society e Diretora Artística dos Domingos de Piano da Old Capitol Concert Series (IA). Ksenia Nosikova é uma artista da Steinway.

Programa Avita Duo

Sonata No. 1, Op. 12 in D Major Ludwig van Beethoven (1770-1827)
Allegro con brio
Tema con variazioni
Rondo

Selections from 24 Preludes for Violin and Piano Lera Auerbach (1973-)

Carmen Fantasie Brillante Op. 3 Jeno Hubay (1858-1937)

Intermission

Sonata in A Major Cesar Franck (1822-1890)
Allegro ben moderato
Allegro molto
Recicitavo-Fantasia: Ben moderato
Allegretto poco mosso

SERVIÇO

Recital de violino e piano – Avita Duo
Onde: Auditório Onofre Lopes (EMUFRN)
Data e hora: Nesta terça-feira (27), às 19h
Acesso gratuito

Sobre o autor

Sérgio Vilar

Jornalista com alma de boteco ao som de Belchior

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *