A escritora, poeta e advogada Teresa de Oliveira, natural do município potiguar de Alexandria, é a autora da biografia que narra a trajetória do advogado João Fioravante Volpe Neto, que soma quase cinco décadas de dedicação ao Direito. A expectativa é que o livro seja lançado nas próximas semanas na sede da OAB Franca, interior paulista e cidade do biografado.
A biografia foi a deixa para que a autora levasse um pouco do Nordeste à solenidade festiva de posse da primeira mulher a assumir a presidência da OAB de Franca, Luiza Gomes Gouvêia, na noite desta última sexta. É que durante o discurso do Conselheiro Federal da OAB, o também potiguar Síldilon Maia, natural de Lagoa de Pedra, o nome do biografado foi lembrado e a palavra foi cedida à autora.
Tereza de Oliveira, que é também diretora adjunta do Instituto Ariano Suassuna, concluiu sua fala assim, para então encantar a plateia com sua poesia: “Feitas essas considerações com a representatividade que orgulhosamente ostento através das comendas que recebem o nome dos nossos patronos, Ariano Vilar Suassuna e Luiz Gonzaga, peço vênia para cumprimentar o Sudeste, apresentar meu Nordeste e presentear Franca com o que de melhor sabemos fazer: poesia.
Salve o povo do Sudeste!
Sudeste é bossa, é viola
Samba no asfalto e na escola
Um rei pro broto e pra mina
Um Brasil a cada instante
Quilombo, trópico, mutante
Com um clube a casa esquina
E o Nordeste?
Bahia, Bárbara e doce
Sergipe, o chão de xingó
Alagoas, teus herméticos
Djavan, não Maceió
Ceará de Patativa
Piauí, Torquato
Viva Maranhão, Vale e Goulart
E nas dunas de Cascudo
Brilha a estrela sobretudo
No Rio Grande potiguar
E a Paraiba guerreira
A gigante e pequenina
Da graça de um Ariano
Ao vigor de uma Erundina
Terra dos velhos tropeiros
Mãe de tantos violeiros
E poetas do cordel
Da luta de Margarida
Flor que seu a sua vida
Pra dar mais vida ao vergel
E Pernambuco, imortal
Dos mais altos coqueirais
De Olegária, de Caneca
Julião, Gregório, Arrais
Do frevo e maracatu
De Louro do Pajeú
Olinda e seu Carnaval
Do maior são João do mundo
Meu Pernambuco é fecundo
Do sertão ao litoral
Somos um povo coeso
Cada elo tem seu peso
Na construção da corrente
Sozinho não há quem preste
Mas é pq o meu Nordeste
Tá todo aqui com a Presidente
Somos todos por Luiza
Luiza é por todos nós
Rosário de muitas cordas
Cordão que tem muitos nós
Somos fé, somos afinco
E mesmo aos 45 do segundo, a gente tenta
Faltou jeito, vai na raça
Passa a bola, a gente traça
Se não tem a gente inventa
Tá difícil, a gente insiste
Se tá triste, a gente canta
Se tá morno, a gente ferve
Se caiu, a gente levanta
Se tem rede, a gente balança
Se tá alto, a gente alcança
Se tem cobra, a gente pisa
Se tem gente, aumenta a feira
Se tem vice, a gente é Pereira
E onde tem oab, a gente é Luiza
A biografia
A biografia, coordenada pelo Instituto Ariano Suassuna, será publicada pela Editora da Universidade Estadual da Paraíba (EDUEPB), reconhecida por sua produção acadêmica e literária, e indexada na Scielo desde 2012. A EDUEPB já teve uma de suas obras semifinalista no Prêmio Jabuti 2024.
A obra traz prefácio assinado pelo ex-ministro e advogado Henrique Eduardo Alves, pelo advogado e professor Marcos Antônio Souto Maior Filho, que representa seu pai, o desembargador Marcos Antônio Souto Maior, e o Juiz Federal André Dias Fernandes, doutor em Direito do Estado pela UAP e ex-Procurador da Fazenda Nacional.
As orelhas do livro são assinadas por Síldilon Maia, representante do Conselho Federal da OAB, enquanto a apresentação é de Paulo Wanderley, curador da vida e obra de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião. Antes mesmo de seu lançamento, o livro já recebeu moção de aplausos da Assembleia Legislativa da Bahia, proposta pelo deputado José de Arimatéia Paiva.
“A história de João Volpe transcende a advocacia. É um legado de luta, ética e compromisso social que merece ser conhecido em todo o Brasil”, afirma Teresa de Oliveira.
Teresa de Oliveira é autora dos livros “Gentil, verás que um filho teu não foge à luta”, biografia de seu pai, e “Esmeraldas ao Vento”, que retrata a rotina de 20 médicos do SUS e cuja apresentação foi assinada pelo presidente da Organização Mundial da Saúde (OMS), Carlos Castilho-Salgado, que veio de Washington para o lançamento em Natal, em 2024.