Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Norte (ACCiRN) pede publicação de 12 textos sobre cinema durante ano e 10% do valor do salário mínimo como anuidade
A sétima arte possui papel importante na vida de milhares de pessoas. Algumas decidem sair das conversas cotidianas e se aventuram na escrita de suas impressões sobre cinema nas redes sociais. Outras transcendem a simples opinião pessoal e estudam a linguagem e as produções cinematográficas. E por fim, têm os que definitivamente saem do amadorismo e buscam aperfeiçoar-se como profissionais desta área.
Após convocação pública e a realização de três encontros, cerca de 22 participantes contribuíram na elaboração do Estatuto da Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Norte (ACCiRN) e no dia 11 de dezembro de 2017, na Escola de Música da UFRN foi eleita a chapa “Pioneiros”, presidido por Dan Hetzel e o veterano cineclubista Nelson Marques como vice-presidente.
A entidade surgiu para garantir direitos e regulamentar a profissão, dialogando com outras Associações, festivais, distribuidoras de filmes e exibidoras de cinema. A princípio, desenvolvida de forma paralela por Dan Hetzel e Nelson Marques, o esboço de uma Associação ganhou substância diante do empenho empregado por todos os envolvidos que permitiu que a ACCiRN fosse montada praticamente em menos de um mês desde a primeira reunião.
O senso coletivo presente em sua concepção permitiu a formação de uma chapa única de consenso batizada por “Pioneiros”, o qual foi aprovada por unanimidade pelos membros presentes.
Além de um site, que garantirá aos membros da ACCiRN espaço para publicação de suas críticas cinematográficas e a eleição do Melhor Curta-Metragem Potiguar a ser realizado no ano de 2018, a Associação intenciona ganhar reputação no âmbito nacional e internacional, visa pleitear participação em festivais de cinema, impulsionar o audiovisual local e requerer que as redes de cinema do Estado estejam no cronograma de lançamentos de importantes filmes no país, entre outras ações do gênero.
Para se associar, o crítico de cinema deverá se comprometer a publicar ao menos 12 textos sobre o assunto em qualquer meio de comunicação e pagar a anuidade que corresponde a 10% do salário mínimo em vigor no Brasil.
Para maiores informações:
(84) 99949-1000, 99406-8177, 98882-2451 ou pelo e-mail
co************@gm***.com