A fotografia autoral potiguar tem crescido em qualidade nos últimos anos e ocupado importantes espaços no cenário artístico regional e até nacional. Prova disso são os trabalhos de fotógrafos potiguares publicados em importantes festivais de fotografia no Brasil e no exterior.
Os artistas Alexandre Santos, Everson Andrade e Meysa Medeiros participaram das convocatórias nacionais para seleção dos trabalhos da 8ª edição do Pequeno Encontro da Fotografia, que ocorre em Olinda-PE de 29 de julho a 02 de agosto.
Alexandre Santos (Coletivo da Foto) e Everson Andrade foram selecionados para o espaço do livro e Meysa Medeiros (Coletivo da Foto) teve um ensaio fotográfico selecionado para participar das projeções fotográficas do festival. A seleção dos três trabalhos foi bastante comemorada pelos autores e motivo de orgulho para fotografia feita no Rio Grande do Norte.
O fotógrafo Alexandre Santos, que teve o fotolivro Rio Grande do Norte: Estado de Poesia aprovado no Festival, se diz satisfeito com esta participação e que notícias como esta traz novos ares para nossa fotografia.
“Apesar da grande concorrência dos festivais nacionais de fotografia, a seleção desses trabalhos mostra que estamos no rumo certo em busca de uma melhor valorização da fotografia feita em nosso estado”. Rio Grande do Norte: Estado de Poesia é um livro que contém fotografias e poesias do autor onde todas as imagens feitas exclusivamente em solo potiguar.
Outro livro selecionado foi Cidade abaixo : memórias de um esquecimento, com fotografias Everson de Andrade. A publicação faz o retrato de uma cidade que deu as costas para a sua história, e principalmente de seus bairros mais antigos, e os deixou a sua própria sorte.
O autor é categórico ao afirmar que: “Esta é uma história que nos recepciona por construções antigas, mas que hoje estão fadadas à ruína. Este mesmo lugar nos leva por caminhos sujos pela falta de cuidado que a toda a sua história é merecedora.” O ensaio Cidade Abaixo: Memórias de um esquecimento aborda os bairros históricos da Cidade Alta e da Ribeira, em Natal, capital do Rio Grande do Norte.
O bloco carnavalesco Os Cão da Redinha chamou a atenção da Fotógrafa Meysa Medeiros que produziu o ensaio Os Homens de Lama e foi selecionada para as projeções fotográficas do Festival. A artista direcionou suas lentes e atenções para o bloco de lama mais antigo do Brasil com cerca de dois mil componentes e mais de 60 anos de existência. O ensaio mostra os foliões de maneira individualizada, ressaltando sua irreverência e trejeitos.
Meysa diz que “A fotografia potiguar vem ocupando os espaços artísticos mas falta ainda o incentivo do poder público, veja por exemplo a maravilha que foi a Lei Aldir Blanc para nossa cultura, estes três trabalhos foram todos produzidos graças a Lei de Emergência Cultural”.
O Pequeno Encontro da ocorre no Sítio Histórico de Olinda de 29 de julho a 02 de agosto, após duas edições realizadas de maneira totalmente virtual. Em 2022, O festival ocorrerá em vários locais da cidade e espera reencontrar fotógrafas e fotógrafos, sejam profissionais ou entusiastas; estudantes; pesquisadores; professores; artistas e outras pessoas interessadas pelo universo da fotografia.
1 Comment
Que coisa linda! Parabéns aos envolvidos.