Anny Baltar é o nome da moça que apesar da pouca idade, iniciou o seu percurso na escrita com vigor e vivacidade, dignas de grandes escritoras e poet(is)as brasileiras, como aquelas que costuma conhecer e se debruçar em suas aulas de literatura e nas cadeiras do ensino médio que cursa na Escola Estadual Ferreira Itajubá, em Natal.
A estudante parece nadar em sentido contrário a muitos adolescentes de sua idade. Não se contenta apenas em ler versos, poesias ou prosas. Para ela viver é estar constantemente em meio a novas descobertas e o único propósito que queima em seu peito é que veio do acaso para fazer uma revolução.
Para a jovem, escrever é revolucionar e mudar a história e se gratifica em ver que os seus papéis que um dia foram amassados, desacreditados; hoje, espalham sentido nas mãos de alguém. Para ela a poesia se apoetou em 2018 em silêncio no seu peito e, desde então, traz a cura e a ordem que a bagunça precisa diariamente.
E foi assim que essa jovem cheia de vontade e maturidade alheia à idade conquistou a Editora CJA, atuante no mercado editorial brasileiro há quase 10 anos. A CJA se debruçou e analisou seus escritos e embarcou apaixonadamente em sua potência poética.
“Anny é sagaz e certeira em sua escrita, sua poesia abre alas para o amor assim como discute empoderamento feminino e questões psicológicas que transbordam envolvimento e afetos”, afirma o editor Cleudivan Jânio.
De afetos a versos
“De afetos a versos” é o título do livro de estreia de Anny Baltar que foi publicado com o apoio da Lei Aldir Blanc RN, Fundação José Augusto, Governo do Estado, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.
A obra será lançada neste sábado, dia 8 de maio, às 19h30, em uma live com a autora, mediada pela produtora cultural Carla Alves e com participações do próprio Cleudivan Jânio (CJA), do professor Milanez e da escritora Araceli Sobreira que assina o posfácio do livro.
Para Araceli Sobreira, Anny Baltar “produz uma fusão de eus-líricos dialógicos e mais: grita por afetos poéticos; e, por fim, deixa um Post-Scriptum para os ingênuos e desavisados – há refúgio em parar tudo para ser “um ser de alma”, mesmo trancada em quartos”.
A live de lançamento deste sábado ocorrerá simultaneamente no Youtube e Facebook do Mulherio Zila Mamede e, também, no Facebook da Editora CJA.
Entre afetos de dores, amores e desencontros, a “jovem com medos velhos” como autointitula-se, encontrou na poesia um recanto de refúgio que transformou todas as suas chuvas de emoções em versos.
“Sou um eterno
poema
contemplado
por dores e
acertos”
E é assim, com seus encantamentos escritos que a poeta fascina e convida a todos para conhecerem a magia que ela emprega em seu estro poético e que contagia várias gerações.
O livro “De afetos a versos” está à venda pela Editora CJA e adquirindo até domingo (09/05), você receberá a obra autografada com frete grátis para todo o território nacional.
Vale muito a pena conhecer os traços prodigiosos de Anny Baltar e navegar e seus rios e vales poéticos.
Serviço:
Data do lançamento: 08/05/2021 – sábado
Horário: 19h30
Canais: Youtube e Facebook do Mulherio Zila Mamede / Facebook da Editora CJA
Mediação: Carla Alves
Participações: Cleudivan Jânio (CJA), Professor Milanez e a escritora Araceli Sobreira.
Adquira em: https://editoracja.lojaintegrada.com.br/de-afetos-a-versos-anny-baltar