A Titina da gente

PIX: 007.486.114-01

Colabore com o jornalismo independente

Li ontem pelo zap que a fila da morte é injusta. De fato. Se fosse justa Titina estaria na rabeira da fila. Ela ainda guardava tanta vida… A alegria nas expressões, no palco, com os seus, até nas redes sociais, transbordava. A foto que ilustra este post até está borrada, mas transmite com nitidez essa euforia por viver. E por essa e muitas outras Titina é daquela gente necessária ao mundo; um mundo cada vez mais de humanos, de produtos, de produtos-humanos descartáveis.

Titina era luz e era arte. Era alegria e verdade. Era gente da gente. Das pessoas raras que entendem esse plano terreno e o próximo. E por isso sabia pisar o chão da simplicidade porque reconhecia nele o segredo da vida. O sotaque arretado a aproximava de quem não era próximo, mas também nordestino, potiguar, curraisnovense ou da sua Acari onde aprendeu flauta na Sinfônica e a ser essa gente da gente.

Embora contemporâneos em um período de construção de movimentos culturais neste RN, pouco tive contato com Titina. Mas lembro com carinho um encontro inusitado em Recife. Eu cobria a Virada Cultural, tinha atravessado a cidade do Marco Zero até Boa Viagem porque soube que nosso Clowns de Shakespeare se apresentaria lá. Perdi 1h preso no “rush”. Assisti a Sua Excelência Ricardo III e, de volta ao Marco Zero, no corredor da imprensa e convidados em frente ao palco, ela me viu e aquele sorriso, o abraço de quem encontra um conterrâneo, me valeu demais.

E se há algo legal nesse fim que é também recomeço, é a comoção generalizada nas redes não pela Titina celebrity. As fotos, os depoimentos, são de intimidades com… a gente da gente. Fatos do dia a dia, sem novela ou ficção. E de tanta lembrança e coisas boas a se falar, replicar e mostrar, César Ferrário foi feliz em colocar no seu store do insta, Titina junto ao Boi Pintadinho de São Gonçalo do Amarante. A foto borrada deste post foi um frame deste vídeo. E retrata o entusiasmo da artista e da pessoa pelo simples, pelo verdadeiro; é de uma alegria emocionante…

E é por essa busca que independe de holofotes, por essa conquista que realmente vale ao sentido da vida, que Titina se eterniza na arte, nas páginas da nossa história e no afeto dos potiguares.

Picture of Sérgio Vilar

Sérgio Vilar

Jornalista com alma de boteco ao som de Belchior

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn

1 Comment

  • ConradKet

    omeprazole brand name: omeprazole otc – prilosec omeprazole

  • Sandro Azevedo

    Obrigado, Sérgio, por pegar o máximo que pude escrever em grupo de zap e transformar em um texto representativo do sentimento de muita gente. Forte abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas da semana

Sergio Vilar
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.