Especialistas discutirão religiões afro-brasileiras em Natal

PIX: 007.486.114-01

Colabore com o jornalismo independente

A segunda edição do Seminário Internacional Patrimônio e Religiões Afro-brasileiras acontecerá em Natal entre os dias 13 e 15 de agosto no Centro de Ciências, Letras e Artes da UFRN (CCHLA). O evento é promovido pelo Programa de Pós Graduação em Antropologia Social, realizado pelo Grupo de Pesquisa Culturas Populares da Universidade.

O seminário vai reunir em Natal pesquisadores internacionais e nacionais. Eles irão discutir o assunto com pesquisadores da UFRN, Mestres da Comunidade dos Terreiros e gestores públicos do Rio Grande do Norte.

RELIGIÕES AFRO-BRASILEIRAS

Stafania Capone fará a conferência de abertura com o tema “Religiões de matriz africana, patrimônio e luta à intolerância”. A pesquisadora é uma das fundadoras do Centre d’Etudes sur les Sciences Sociales du Religieux, de Paris/FR. Seus livros foram traduzidos em vários idiomas, com destaque para ‘A busca da Africa no candomblé’, publicado na França em 1999. Após a conferência será exibido o filme “Nosso Sarado”, direção de Fernando Soisa, Gabriel Barbosa e Jorge Santana.

O IPHAN vai ser representado por Maria Paula Fernandes Adinofi, antropóloga da instituição. Sua atual pesquisa de doutorado na Vrije Universiteit Amsterdam enfoca os processos de patrimonialização da religião e cultura afro-brasileira em dois estados do Brasil, onde a herança africana desempenha um papel importante na formação da identidade: na Bahia e em Alagoas.

A mesa de conferencistas conta ainda com a presença de Milena Tavares, diretora de Patrimônio e Humanidades da Fundação Gregório de Mattos, Salvador/BA. Dentre outras atividades, ela foi gerente de Sítios Históricos da FGM e gerente de Restauro de Elementos Artísticos do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia, juntamente com representantes da Prefeitura do Natal e Fundação José Augusto e IPHAN-RN.

RELIGIÃO E CULTURA

No último dia do seminário a pesquisadora convidada e Pós-doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da PUC Minas. Mariana Ramos de Morais vai lançar seu livro “De religião a cultura, de cultura a religião: travessias afro-brasileiras no espaço público” e vai conferir a palestra da noite “Axé tombado: os percursos da patrimonialização de um candomblé em Belo Horizonte” (MG).

Em suas pesquisas, tem se dedicado ao estudo das religiões afro-brasileiras com ênfase na conformação delas no espaço público, em seus processos de patrimonialização e em sua mobilização pelas políticas de reparação racial.

Os Religiosos de terreiro do Rio Grande do Norte, serão os conferencistas da noite do dia 14. A mesa tem como tema “Patrimônio religioso: o olhar dos religiosos das comunidades de terreiro”. Com desdobramentos temáticos de como pensar esse patrimônio e quais as perspectivas para as religiões afro-brasileiras no RN.

SERVIÇO

Onde: UFRN
Quando: 13 a 15 de agosto
Hora: das 09 as 22
Entrada: gratuita mediante inscrição
O que: Seminários, exibição de filme, exposição fotográfica, debates, apresentação de trabalhos.

Acesse os Links para maiores informações

Link 1
Link 2
Link 3

Redação

Redação

Obrigado pela visita!

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas da semana