HQ potiguar ressignifica Chapeuzinho Vermelho como personagem empoderada

PIX: 007.486.114-01

Colabore com o jornalismo independente

Era uma vez. Um conto antigo. Uma fúria nova.

Depois de guardar segredo por um bom tempo, o quadrinista Leander Moura finalmente revelou seu novo quadrinho.

E quem o acompanha nos perfis no Instagram e/ou Facebook provavelmente já viu algumas “pistas” nos stories. E na GGCON (agosto de 2025), no palco literário, onde Leander fez a primeira divulgação pública do projeto. Pois bem, sem mais delongas.

A nova HQ se chama ERA UMA VEZ e é uma livre adaptação do conto Chapeuzinho Vermelho, de Charles Perralt (1697). A obra nasceu de uma ilustração inspirada nesta clássica personagem, criada por Leander Moura em 2023.

“Naquele ano, havíamos acabado de lançar A Besta, pela Editora Escribas, e, por algum motivo não evidente, sentimos que era hora de mergulhar no universo sombrio dos contos de fadas. Ainda assim, resolvemos guardar a ideia para a ocasião certa”, relembra o artista.

No fim de 2024, Cristal Moura e Leander Moura lançaram, de forma independente, Carpe Diem, um quadrinho de sci-fi horror. Logo após a publicação, Leander recorda: “Disse a mim mesmo: vou criar uma história apenas por diversão, sem pressa. Apenas para manter o hábito — um breve descanso.”

Foi então que pediu à parceira e coautora, Cristal Moura, que comprasse uma lata de papéis para aquarela. A proposta era simples: criar um roteiro, desenhar e pintar a história utilizando exatamente a quantidade (24) de folhas disponíveis na lata. Naquele momento, dois contos estavam em mente: João e Maria e Chapeuzinho Vermelho.

Ambos carregam uma força simbólica intensa, mas o último trazia, em sua essência, temas dolorosamente atuais: abuso sexual e violência contra mulheres.

Em 2025, a trama ganhou corpo, expandiu-se em número de páginas e foi submetida ao edital público (Chamamento Público Nº 001/2025), com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (Lei Nº 14.399/2022), apoio da Prefeitura de Parnamirim e da SEMUC, e realização do Ministério da Cultura e do Governo Federal — sendo aprovada. Agora, enfim, está pronta para atravessar a fronteira entre imaginação e papel.

SINOPSE

Nesta releitura contemporânea de Chapeuzinho Vermelho, o caminho da inocência dá lugar à trilha da resistência. Com nuances de horror e denúncia, “Era Uma Vez” ressignifica o conto clássico em uma narrativa de empoderamento, onde cada página ecoa a luta por voz, liberdade e justiça.

“Fiquem ligados! Em breve, vamos contar mais sobre a produção e lançamento!“, adianta Leander.

Este projeto foi contemplado pelo chamamento público Nº 001/2025, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura – PNAB (LEI Nº 14.399/2022), apoio da Prefeitura de Parnamirim, SEMUC e Realização do Ministério da Cultura e Governo Federal.

#QuadrinhosBrasileiros #HQs #ComicsBR #ArteIndependente #QuadrinhoNacional

#EraUmaVez #ContosSombrios #ContosDeFadas #ChapeuzinhoVermelho #SombrioEEncantado

FICHA TÉCNICA

A edição mede 15 cm x 15 cm, acabamento em brochura, capa em papel Triplex 250g, 56 páginas coloridas em Papel Pólen Soft 90g. Produção: Independente

ROTEIRO: Leander Moura

ARTE: Cristal Moura e Leander Moura

REVISÃO: Luiz Fernando Lunardello, o https://www.instagram.com/baiaodacaveira/ 

PREFÁCIO: Milena Azevedo

POSFÁCIO: Luiz Tassini, o https://www.instagram.com/eitaquehorror/ 

Redação

Redação

Obrigado pela visita! O que achou do texto?

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas da semana

Sergio Vilar
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.