Homenagem a Blackout valoriza poesia e música em Mãe Luiza

blackout

PIX: 007.486.114-01

Colabore com o jornalismo independente

Neste sábado (23), o bairro de Mãe Luiza será palco de uma celebração especial de arte, poesia e memória com o projeto Caminhos Di-Versos: uma homenagem a Blackout. O evento acontece na Escola de Música de Mãe Luiza (EMML), em duas sessões gratuitas, às 16h e 19h.

A programação tem como destaque a Banda Filarmônica de Mãe Luiza, formada por jovens do bairro, e será dividida em dois momentos. O primeiro, Homenagem a Blackout, traz o declamador Daniel Valente interpretando o poeta em primeira pessoa, com trechos de sua obra acompanhados pela Filarmônica. O segundo será o Sarau Comunitário, com os poetas Samy Janser, Kinho, Wilson Palá e Maria de Lourdes apresentando textos autorais que celebram a força literária da comunidade.

Além das apresentações, o projeto espalhará 19 lambes pelo bairro de Mãe Luiza, trazendo fragmentos de poesias e imagens dos poetas participantes do evento, entre eles Blackout, criando um percurso poético-visual que conecta arte e território.

O encontro marca ainda o lançamento de dois livros: Instinto, terceira publicação de Samy Janser, poeta e proponente do Projeto, e Fatos e Ficções, de Maria de Lourdes, poeta e moradora de Mãe Luiza que, aos 97 anos, lança sua primeira obra. Durante o evento haverá sorteio de exemplares do livro de Samy Janser e também a venda de livros de Maria de Lourdes.

Toda programação contará com intérpretes de Libras e será realizada em espaço acessível, fortalecendo a periferia como território de criatividade, cultura e diálogo com toda a cidade.

Sobre Blackout

Blackout (Edgar Borges) foi um poeta negro de referência na literatura marginal potiguar. Reconhecido ainda em vida na antologia Geração Alternativa: Antilogia Poética Potiguar (1997), sua obra une estética, denúncia social e afirmação da identidade negra, permanecendo como símbolo de resistência cultural.

Na década de 90, Samy Janser conheceu Blackout na Unidade Psiquiátrica do Complexo de Saúde Professor Severino Lopes. Dessa convivência nasceu uma amizade e admiração, que os uniu como vozes da poesia potiguar.

Caminhos Di-Versos

Com produção do Bólide 1050, o projeto é viabilizado por meio do Edital de Apoio à Cultura Urbana e Periférica nº 17/2024, uma realização da Fundação José Augusto, Secretaria de Estado da Cultura do Governo do Rio Grande do Norte, em parceria com o Programa Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, do Ministério da Cultura e Governo Federal. 

Serviço
Local:
 Escola de Música de Mãe Luiza (EMML)
Data: 23 de agosto de 2025
Sessões: 16h e 19h
Entrada gratuita
Acessibilidade:
 intérpretes de Libras e espaço acessível
Contato: (84) 99423-8098 – Sânzia Pinheiro
Redes sociais: @caminhosdi_versos

Redação

Redação

Obrigado pela visita! O que achou do texto?

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn

1 Comment

  • Thiago Gonzaga
    Thiago Gonzaga

    Que legal, bom saber.
    Em 2021, eu escrevi um longo ensaio, que virou livro, chamado Literatura Afro no Rio Grande do Norte – de Fabiao das Queimadas a Blecaute. O livro foi vencedor de um Premio da Fundação José Augusto, que também se denominou Concurso Blecaut, para ensaios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas da semana

Sergio Vilar
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.