Esso Alencar e outros cantautores potiguares

esso alencar

PIX: 007.486.114-01

Colabore com o jornalismo independente

O termo cantautor é pouco utilizado e muito pouco conhecido. Geralmente refere-se a artistas populares que compõem e interpretam suas próprias canções, cujas letras tratam de temas populares, sociais ou políticos, podendo também girar em torno do cotidiano dos seus autores.

Pode ser considerado um cantautor alguém com capacidade de criar e interpretar suas próprias obras, transformando em canções as suas experiências pessoais no ambiente em que vive, unindo-se ao seu público através do seu trabalho como compositor e intérprete; portanto, o cantautor é alguém que escreve, compõe e canta suas criações artísticas, incluindo letra e melodia. Vários músicos renomados também escrevem apenas a letra ou a melodia de suas próprias canções, mas são chamados apenas de cantores. No Brasil, o termo cantautor não é difundido e no seu lugar utiliza-se o termo “cantor-compositor”.

Em Natal, Esso Alencar pode ser considerado um autêntico cantautor. Ele iniciou a sua carreira em Natal no ano de 1991, como vocalista da banda Os Quatro. Depois, de modo arrojado, criou seu próprio selo, pelo qual lançou dois discos: Bossta Nova em 2006 e Alma de Poeta, em 2009 (este último, premiado pelo projeto Pixinguinha, uma realização da Funarte/MinC).  Em 2017 Esso lançou o CD Várzea da Caatinga. Ele também lançou um livro com parte das letras das suas músicas.

Esso Alencar participou do CIMA – Circuito Itinerante de Música Autoral, que nasceu com o objetivo de chamar a atenção do grande público e dos nossos governantes para a importância e a necessidade da criação de uma política pública para a valorização e a divulgação da música produzida no nosso estado.

No dia 09 passado, o Teatro Alberto Maranhão foi palco de um show diferente e especial: a Primeira Mostra de Cantautores da Música Potiguar. O evento contou com as apresentações de Esso Alencar e do Trio Toró. O show, uma iniciativa da Rede Potiguar de Música e da Fundação José Augusto, foi o primeiro – e importantíssimo – passo para o nosso estado saber que aqui também temos cantautores talentosos.

@fernandoluizcantor

Picture of Fernando Luiz

Fernando Luiz

Cantor, compositor, produtor cultural e apresentador do programa Talento Potiguar, que é exibido aos sábados, às 8h30 horas pela TV Ponta Negra, afiliada do SBT no RN.

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas da semana

Sergio Vilar
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.