Festival Manifesta acontece neste FDS com Mundo Livre S/A e Mãeana na Pinacoteca

festival manifesta - maena

PIX: 007.486.114-01

Colabore com o jornalismo independente

Sustentabilidade, inclusão social, diversidade, representatividade e arte são palavras que constroem a mensagem do Festival Manifesta. Nos dias 14 e 15 de setembro, a Pinacoteca Potiguar será palco para mais uma ação do Estúdio Carlota e da Maquinara Produções para fortalecer a economia criativa de Natal. “Um dos propósitos do Festival Manifesta é ser um festival que fale sobre sustentabilidade de forma coletiva, trazendo novas formas de pensar a cidade” comenta Carlota Nogueira, produtora do evento.  

O festival de artes integradas contará com feiras criativas, oficinas e rodas de conversas. A trilha sonora ficará por conta dos shows de Mundo Livre S/A, Dusouto, Urucum, Elisa BAcche, Jennify C., Samir, PATRICT0R4, Tinoc, Camomila Chá, Pajux, Gracinha e a carioca Mãeana – pela primeira vez em Natal, ela apresenta o projeto Canta JG, interpretando músicas de João Gilberto e João Gomes. Ingressos aqui.

No sábado acontece a roda de conversa “Manifesto à Cidade”, baseada na ODS 11, que discutirá novas formas de pensar as cidades de maneira mais acessível, inclusiva e sustentável. O debate conta com a presença de Alessio Dionisi (Natal Inclusiva), Wire Lima (Aqui Já Foi um Cinema), Patrícia Luz (Presidente do CAU/RN) e será mediado pela professora e arquiteta Manuh Albuquerque. Logo em seguida, será ministrada a Oficina de Stencil com o artista urbano Martim Onirismo, a proposta é ensinar a técnica de criação de moldes de stencil utilizando papelão reciclado, valorizando a arte urbana e o graffiti. 

Já no domingo será a vez da roda de conversa “Manifesto à Cultura, Moda e Sustentabilidade”, fundamentada na ODS 12, que abordará ações e propostas práticas para além do vestuário, focadas em moda sustentável. Entre as convidadas estão Georgia Dantas (Gueourguia), Tieme Estela (Colazens), Adha Aby Faraj (Reuse), com mediação também de Manuh Albuquerque. Na sequência, acontece a Oficina de Colagem Manual, ministrada pela multiartista Tieme Estela, a oficina abordará a arte da colagem de forma sustentável. Os participantes serão incentivados a ressignificar objetos e materiais, desenvolvendo a criatividade e consciência ambiental. 

“O Manifesta chega pra contar história e mostrar uma nova forma de fazer festival em Natal. Valorizando nosso centro histórico, ocupando equipamentos públicos e mostrando o que tem de melhor da nossa cultura potiguar” ressalta Rafhael Carvalho, produtor do evento. A participação nas rodas de conversas e oficinas garante acesso gratuito à programação completa do festival, incluindo as apresentações musicais. Para aqueles que desejam assistir apenas as apresentações musicais, os ingressos variam entre R$66 e R$242. Ingressos disponíveis aqui

Festival Manifesta – Edição 2024

Quando: 14 e 15 de setembro

Onde: Pinacoteca Potiguar 

Acesso: Ingressos para os shows à venda no Outgo – ingresso social para o festival será válido com a entrega de um alimento não perecível. Ingressos gratuitos para participantes das rodas de conversas e oficinas. 

Classificação Indicativa: 18 anos

Patrocínio: Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Fundação José Augusto, Programa Djalma Maranhão, Universidade Potiguar, Golden Tulip, Unimed Natal e Pinacoteca

Realização: Estúdio Carlota e Maquinara Produções 

 

PROGRAMAÇÃO

Sábado

Mundo Livre S/A

Dusouto

Jennify C.

Urucum

Elisa Bacche

Samir Lemos

 

Domingo

Mãeana

Camomila Chá

Gracinha

Patricktor4

Pajux

Tinoc

Redação

Redação

Obrigado pela visita!

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas da semana