Coletivo de mulheres Manas na Rua leva dignidade e comida vegana a pessoas em contexto de vulnerabilidade
Há 2 anos, em 28 de novembro de 2020, cinco amigas feministas iniciaram, em Natal, a distribuição gratuita de café da manhã vegano a pessoas em situação de vulnerabilidade social. Os locais escolhidos são o baldo da Ribeira e o antigo prédio do INSS.
Mais do que uma data comemorativa, o coletivo, que hoje conta com mais de 30 voluntárias, vem compreendendo este marco sob outras perspectivas. Além do combate à fome, a ação busca popularizar o veganismo, oferecer espaço de escuta, identificar as necessidades coletivas e buscar supri-las, a partir de doações junto à sociedade civil.
Desde o primeiro sábado, 105 encontros matinais ininterruptos já aconteceram, atendendo, principalmente, mulheres, crianças, adolescentes, idosos, população em situação de rua e pessoas LGBTQIAP+. Semanalmente, o projeto distribui um cardápio fixo com pães recheados, duas opções de frutas, cuscuz ou mungunzá, bolo de chocolate, café, suco e água.
“O café da manhã é a refeição mais importante do dia, e como os restaurantes populares estão fechados no fim de semana, o coletivo elegeu o sábado para distribuir na rua um café da manhã delicioso, nutritivo, sem exploração animal e de baixo custo”, explica Luciana Carvalho, uma das membras-fundadoras do projeto, que hoje possui CNPJ e está registrado como Organização da Sociedade Civil (OSC).
Aumento da pobreza
Com o avanço da pandemia da Covid-19 e da extrema pobreza no Brasil, as manas testemunharam o aumento do número de pessoas em situação de fome e que carecem de itens básicos de higiene.
Luciana Carvalho fala que, no início, o projeto atendia em torno de 35 pessoas. “Hoje, cerca de 160 pessoas marcam presença a cada sábado para garantir o café da manhã que terá sido, para muitas delas, a única refeição naquele dia”, diz.
Além do ‘Café nas Ruas’, o projeto passou a contar com outras três frentes: ‘Kit Higiene’, que distribui a cada 3 meses kits de higiene individual e família; ‘Aquecendo a Alma’, que distribui lençóis e toalhas a pessoas em situação de rua e em vulnerabilidade social, e ‘Datas festivas’, que visa oferecer uma experiência àquelas pessoas.
DOAÇÕES PARA O NATAL
O projeto se mantém com doações em dinheiro, alimentos, itens de higiene e outras necessidades, e conta com o trabalho de mulheres voluntárias. Além das doações rotineiras para suprir cada sábado, o coletivo também pede doações de itens para um cardápio natalino especial.
Para doações em dinheiro, basta enviar um Pix de qualquer valor para
do*@ma********.org
Para conhecer mais sobre o projeto, acompanhar as ações ou obter informações sobre doações, basta acessar o site https://coletivomanasnarua.org.
Outras informações
Instagram: @manasnarua
Whatsapp: (84) 99889-6631