A Caravana de Escritores Potiguares está de volta. Desta vez, com um novo formato. O projeto começa nesta segunda-feira (1º), com a veiculação de uma palestra do escritor, pesquisador e cordelista Francisco Martins Alves Neto (Mané Beradeiro).
No vídeo, que estará acessível no canal da Caravana no Youtube e nas contas do projeto nas redes sociais (Facebook e Instagram), a partir das 19h, Francisco Martins falará sobre O Cordel no Rio Grande do Norte.
7ª temporada
Nesta 7ª temporada, em decorrência do isolamento social imposto pelo enfrentamento à pandemia da Covid-19, o projeto deixa de ser realizado presencialmente.
Impossibilitados de visitar as escolas para dialogar com alunos e professores, os escritores gravarão depoimentos, abordando temas que vão das características dos gêneros literários aos processos de criação.
O material será postado semanalmente, sempre às segundas-feiras, e poderá ser assistido a qualquer tempo.
Distribuição de livros
A distribuição de livros de autores norte-rio-grandenses, prática corriqueira da Caravana de Escritores, também teve que ser alterada. Ao invés dos concorridos sorteios, será realizada uma única doação para o Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy – Centro de Formação de Profissionais da Educação (IFESP).
Segundo o coordenador do projeto, Thiago Gonzaga, neste ano o acervo reúne cerca de 20 títulos, produzidos por diversos autores, perfazendo um total de 500 exemplares.
A entrega simbólica acontece em 14 de março, data do nascimento de Castro Alves, em que se comemorava o Dia Nacional da Poesia.
Caravana dos Escritores Potiguares
A Caravana de Escritores Potiguares é um projeto social, sem fins lucrativos, que conta com patrocínios da COSERN e do Governo do Estado do RN, viabilizados por intermédio da Lei “Câmara Cascudo” de Incentivo à Cultura.
Criada em 2013, a iniciativa visa estimular a leitura e divulgar a produção literária norte-rio-grandense.
Em situação de normalidade, a Caravana promove atividades interativas, realizadas presencialmente, em comunidades escolares das redes públicas estadual, federal e municipais do RN.
Nesta temporada, já confirmaram participação no projeto os escritores Alfredo Neves, Edivan Silva, Francisco Martins, José de Castro, Maria Maria Gomes, Michelle Paulista e Paula Belmino.
Quem é Francisco Martins?
Responsável por abrir a série de depoimentos da nova temporada, o escritor, pesquisador e cordelista, Francisco Martins Alves Neto é secretário-administrativo do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Norte.
Francisco é ainda membro da Sociedade dos Poetas Vivos e Afins-SPVA/RN; da União Brasileira de Escritores – UBE/RN; do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte; da Academia Norte-Rio-Grandense de Literatura de Cordel; e sócio efetivo da Academia Cearamirinense de Letras e Artes – Pedro Simões Neto.
De outubro de 2008 a 2019, Francisco Martins desenvolveu o projeto “Momento do Livro”, em escolas públicas do Estado, com aulas lúdicas conduzidas pelos personagens Mané Beradeiro e pelo Palhaço Leiturino.
Entre outras atividades, Martins escreve cordéis, assinando os folhetos com o heterônimo de Mané Beradeiro, possuindo mais de 50 títulos publicados, além de estudar e pesquisar vida e obra do escritor José Mauro de Vasconcelos, tendo desenvolvido, neste sentido, o projeto “O Meu Pé de Laranja Lima”, em escolas do Rio Grande do Norte.
SERVIÇO
O quê?
Caravana de Escritores Potiguares (Temporada 2020/21)
Onde?
Youtube: caravanadeescritorespotiguares ou https://www.youtube.com/channel/UClniHqRVdvjpinhpBwOohDQ
Facebook: @CaravanaDeEscritoresPotiguares
Instagram: @caravanadeescritoresrn
Quando?
A partir do dia 1º/02 (segunda-feira), às 19h00
1 Comment
Grande alegria em integrar esse grupo de amigos escritores e escritoras, sob o comando do escritor e pesquisador Thiago Gonzaga. Meu vídeo discorrendo sobre a importância da leitura, apresenta vários livros meus e será a fala de encerramento dessa temporada do Caravana de Escritores Potiguares.. Aproveito a oportunidade para saudar ao coordenador do projeto, Thiago Gonzaga, e a todos os amigos e amigas integrantes da Caravana… Vamos que vamos, apesar de tudo, resistindo à pandemia, ao vírus e remando contra a corrente de um país em rota de (des) governo.