2º Festival da Cooperativa Cultural tratará de memória, resistência e ancestralidade

PIX: 007.486.114-01

Colabore com o jornalismo independente

‘Memória, Resistência e Ancestralidade’ é o tema da segunda edição do Festival Cultural da Cooperativa Cultural, que acontece no próximo dia 24, das 8h às 17h, na ONG Atitude Cooperação, localizada no bairro de Felipe Camarão, Zona Oeste de Natal. O evento é aberto ao público e conta com uma extensa programação de atividades artísticas e sociais.

Entre os destaques, está a roda de conversa sobre povos afro-originários, conduzida pelo professor Nilton Xavier, membro do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI/IFRN). Também haverá discussões sobre gênero, as novas configurações familiares e os papeis contemporâneos da mulher na sociedade, em uma atividade ministrada pela psicóloga clínica Tassiana Dantas. Ao final do dia, o Festival receberá uma apresentação musical sob regência do maestro João Paulo Araújo, da Escola de Música da UFRN.

A edição pretende estimular o acesso à cultura e fortalecer a identidade comunitária da região. “É muito importante que iniciativas como esta cheguem até as comunidades da nossa cidade, acessem esses espaços e dialoguem com a população local. O II Festival nasce dessa necessidade, as atividades foram pensadas para envolver e inspirar pessoas”, afirma Sandra Souza, vice-presidenta da Cooperativa Cultural.

Até maio de 2025, outras três edições do festival serão realizadas, cada uma delas, em uma zona administrativa da cidade. “A primeira edição do projeto aconteceu em 2022 no Centro de Convivência da UFRN e contou com sete lançamentos literários, sessões de autógrafos, uma mostra de curtas potiguares e diversas apresentações musicais. “Nesta edição, decidimos ampliar os nossos horizontes e público. O objetivo final é impactar positivamente todas as regiões de Natal”, finaliza Sandra Souza.

O II Festival Cultural da Cooperativa Cultural – Memória, Resistência e Ancestralidade é uma iniciativa aprovada no edital do Fundo de Incentivo à Cultura 2023 da Prefeitura do Natal. É também parte das ações desenvolvidas para o Dia C de Cooperar, edição 2024, em parceria com a ONG Atitude Cooperação. A instituição contribui há mais de 17 anos para o desenvolvimento de pessoas e o crescimento sustentável das comunidades atendidas, por meio do estímulo ao voluntariado e de parcerias sociais, visando transformar vidas e realidades.

A Livraria e Editora Cooperativa Cultural, localizada no Centro de Convivência da UFRN, é a livraria de rua mais longeva de Natal, conta com 46 anos de existência e um extenso histórico de realizações artísticas.

Serviço

II Festival Cultural da Cooperativa Cultural

Quando: 24 de julho das 8h às 17h

Onde: ONG Atitude Cooperação (Av. Capitão-Mor Gouveia, 436 – Felipe Camarão, Natal – RN)

Entrada: Gratuita

Redação

Redação

Obrigado pela visita!

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidos do mês