O professor Yuri Simonini, doutor em História e docente do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário (UNI-RN), publicou o artigo científico “Dar Nome aos Bois: Animais e o Espelhamento da Modernidade (Natal, Séculos XIX-XX)”, que objetiva compreender o papel dos animais frente ao processo de modernização da cidade do Natal entre fins do século XIX e início do XX.
O artigo foi publicado na revista Historia Ambiental Latinoamericana y Caribeña (HALAC), periódico internacional classificado como A2 em nível de impacto, de acordo com a classificação de periódicos no QUALIS/CAPES.
A partir da pesquisa realizada, Simonini sugeriu que a presença dos animais apontava para representações antimodernas; indesejáveis, porém necessários, os bichos eram usados em analogias pejorativas, usadas para criticar atitudes e posições políticas, ou em episódios factuais a fim de enfatizar problemas urbanos.
O professor identificou que a presença dos animais reforçava a ideia de atraso, com inferências coloniais, de encontro a uma cidade que se esforçava em se inserir no mundo capitalista ocidental.
Yuri acredita que, além de qualificar o corpo docente do UNI-RN, a pesquisa também “enfatiza, incentiva e fomenta para que os alunos busquem realizar trabalhos científicos e publicá-los com o suporte de professores que possuem essa vivência”.
Sobre Yuri Simonini
Yuri Simonini é historiador, mestre em Arquitetura e Urbanismo e doutor em História. Autor dos livros “Ribeira, Técnica versus Natureza” e “Sobre Portos Nordestinos”. Membro do Centro de Estudos sobre Animais (CEA) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e do Grupo de Pesquisa História da Cidade, do Território e do Urbanismo (HCUrb) da UFRN.