Falar sobre a morte é um assunto delicado e que ainda é visto com muito estigma na sociedade. Por outro lado, o luto é uma experiência universal que pode acontecer quando menos se espera e cuja vivência ocorre de maneira única e particular para cada pessoa. Pensando nisso, o Grupo Lupa estreia ainda este ano com a peça Depois de Serena sobre o tema, e convida o público para a mostra de processo do espetáculo nesta sexta (29) no TECESol, às 20h.
O grupo convida a população para uma apresentação pública da peça, ainda em montagem, com a mostra das três primeiras cenas. O momento avalia a construção cênica do espetáculo através do teste de platéia e para isso conta, ao final do ensaio, com bate-papo com o público, a fim de compreender sua experiência com Depois de Serena, receber possíveis sugestões e feedbacks. Para participar, basta retirar ingressos gratuitamente através do link na plataforma Outgo: https://www.sympla.com.br/evento/depois-de-serena-mostra-de-processo/3091750?referrer=www.google.com.
Depois de Serena é o primeiro trabalho do Grupo Lupa, coletivo cênico potiguar fundado em 2022 por Bruna Moraes, Luana Fontes, Matheus Holanda e Paulo Demétrio. A peça conta a história de quatro jovens diante da morte repentina de uma amiga, causada por um aneurisma, e os desdobramentos existenciais que sucedem o incidente. Misturando comédia e drama, a trama explora como os jovens lidam com o acontecimento de maneira individual e como grupo, além de transitar entre temas adjacentes à morte, como doação de órgãos e o medo.
O espetáculo tem classificação indicativa de 14 anos e é uma realização da Fundação José Augusto, Secretaria de Estado da Cultura, Governo do Rio Grande do Norte, Programa Nacional Aldir Blanc de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal.
Sobre o Grupo
O Grupo Lupa é uma companhia de teatro de Natal, Rio Grande do Norte, fundada em 2022 por Luana Fontes e Paulo Demétrio, com a colaboração de Bruna Morais e Matheus Holanda. O coletivo se propõe a investigar a existência humana por meio de experiências artísticas intimistas, criativas e permeadas por críticas sociais.
A companhia é construída coletivamente entre artistas de diversas áreas e se dedica em apoiar e inserir novos talentos potiguares no mercado cultural, sendo um grupo que se define como um espaço de afeto, provocações e trocas constantes. O Grupo Lupa acredita em um “teatro em movimento”, atento às transformações sociais, políticas e artísticas do Brasil.
Ficha técnica
Direção: Deborah Custódio e Rubinho Rodrigues
Dramaturgia: Matheus Holanda e Paulo Demétrio
Com: Ana Nascimento, Anne Carolline, Matheus Holanda e Paulo Demétrio
Direção de Arte: Janderson Azevedo
Cenografia: Cecília Medeiros
Figurino: Bruna Morais
Crédito da Foto: Janderson Azevedo
