“Sonho de Uma Noite de Natal” é sonho levado aos quatro cantos da cidade

PIX: 007.486.114-01

Colabore com o jornalismo independente

Um teatro mambembe shakespeariano. Se fosse resumir em frase curta o auto natalino “Sonho de Uma Noite de Natal” seria assim. O espetáculo é itinerante, adaptado ao espaço e aos moradores por onde vai passar. É mambembe, é popular, é de rua. Mas guarda também a grandiosidade da obra de Shakespeare, seja nas temáticas universais dos conflitos humanos ou na estética. Um auto natalino cuja dramaturgia e direção de arte mescla influências múltiplas, mas com o pé na cultura popular local. Uma sopa bem digestiva. Didático sem ser simplório. Erudito sem ser rebuscado. Popular sem ser popularesco. Emocionante sem ser piegas.

Assisti ao espetáculo na estreia ontem à noite, no pátio da Funcarte. Hoje estará nas Rocas (Praça do Mercado), no sábado em Ponta Negra (antiga Praça dos Gringos), no domingo no Planalto (Praça Santo Ambrósio), na segunda segue para a Zona Norte no bairro Lagoa Azul (Rua das Pastorinhas), e encerra o ciclo de apresentações na Área de Lazer do Panatis, ainda na ZN. Início às 19h. Uma promoção da Prefeitura do Natal, com produção da Bobox, direção e roteiro do mestre João Marcelino, dramaturgia de César Ferrario, e um elenco primoroso e trilha sonora de Toni Gregório.

Conversei um pouco com Marcelino antes do espetáculo. Ele comentou do desejo de produzir esse auto há tempos, mas só agora a Prefeitura o convidou. Vou colocar mais abaixo trechos desse papo e vocês terão uma dimensão maior da concepção deste auto natalino. Antes é preciso enaltecer o texto. Acompanho autos natalinos desde 2004. E justo o de 2004 eu julgava o mais bonito até então. Mas foi uma grande produção, realizado no amplo espaço do anfiteatro do Campus, com atores globais como Flávia Alessandra, a cantora Elba Ramalho… Não lembro a direção, mas o texto foi de Tarcísio Gurgel.

Este “Sonho” de Natal realmente surpreendeu pela simplicidade majestosa, pela direção de arte estupenda, figurino, dos movimentos… É realmente um espetáculo grandioso nos detalhes e no todo. E pensar que será apresentado em bairros mais periféricos encanta ainda mais. É o biscoito fino da arte sendo levado a quem mais precisa. E penso que é nesse encontro onde há o despertar de sonhos nem tão impossíveis assim.

COM JOÃO MARCELINO

Convite

Foi a primeira vez que a Prefeitura do Natal me convida. Nunca fiz nenhum projeto pro município e sempre sonhei fazer, sempre achava que ia ser chamado. Agora chegou a vez, né? E eu precisava entrar com algum suporte que me dissesse: “Vamos para cima”. E essa pessoa, esse suporte, tinha que ser César Ferrario. Eu construí um roteiro, apresentei para ele, e ele disse: “Vamos brincar com esse roteiro”.

Dramaturgia

César construiu a dramaturgia. A gente brinca com sincretismo, a gente traz todas as tendências para colocar dentro desse liquidificador para apresentar ao público a história da humanidade, não apenas por uma visão, mas que essa visão possa contemplar muitos. Você vai enxergar isso mais claramente na cena dos Reis Magos, que trazemos referências africanas, eurasianas e europeias.

Construção coletiva

Há muitas mãos envolvidas nesse trabalho, não somente a minha e a de César. Chega junto Tony Gregório, um grande guitarrista, assinando a trilha sonora; Carla Martins como diretora de movimento, construindo coreografias baseadas na cultura popular e na cultura mundial…

Referências

A música tem referências de apoio, tem referências búlgaras, africanas, japonesa. A intenção é que esse som não fosse específico de um lugar, mas que todos os lugares pudessem estar no mesmo lugar nessa noite e nas demais que vamos presentear o público.

Roteiro

Começamos com um brinquedo: uma caixa de presente. E o título do espetáculo sugere que estaremos sempre naquele lugar do onírico. O sonho está presente de ponta a ponta no espetáculo. Há humor, há brincadeira, há desfalque na trupe de navegantes em que eles precisam resolver um problema que é a ausência de dois atores que fazem Maria e o filho dela, que faz Jesus. Então eles vão capturar na plateia essas personagens para agregar na Nau Catarineta para que o espetáculo não pare.

Quadrilha

Foi um prazer enorme convidar pessoas conhecidas da cidade e outras não tão conhecidas, mas primeiro a trupe de dançarinos da quadrilha Balão Dourado de Mãe Luiza. Conheço todas as quadrilhas, mas tenho uma admiração profunda pelo trabalho deles e quis dar essa chance de brincarem em outro território fora do Junino. E eles toparam vir para o Natalino. Era meu desejo dar a eles a oportunidade de uma ação formativa e dizer: “Venham ficar com a gente. Os nossos mestres estão aqui: Jonatas na preparação vocal, Carla Martins na preparação corporal e na coreografia… E eles estão satisfeitos porque vão levar esse aprendizado ao movimento junino.

Sem enfado

É um espetáculo enxuto, cenas curtas, nada delongado. Tudo é contado com a maior brevidade e concisão para que o público não se canse, não se enfade, tomando emprestado, inclusive, os ensinamentos de William Shakespeare.

O que é o Sonho de Uma Noite de Natal?

Depois de tudo isso que eu falei, Sergio, para mim esse espetáculo é a mesa da casa da minha avó. Aí quem fala agora é o João, poeta, o João menino. É a mesa da casa da minha avó, que eu sempre brinquei em cima, fazendo brincadeiras para entreter a família e ganhando uma castanha como moeda, né? Então, eu me sinto voltando à infância, depois de esses anos todos, já sexagenário, 66 anos, brincando em cima da mesa de vovó e fazendo as pessoas se emocionarem.


Crédito da foto: Magnus Nascimento

Sérgio Vilar

Sérgio Vilar

Jornalista com alma de boteco ao som de Belchior

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas da semana

Sergio Vilar
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.