Está aberta a pré-venda do livro ENTRE A PALAVRA E O IMPULSO, projeto poético no qual Renata Marques integra as linguagens da literatura, da fotografia e do vídeo e nos revela histórias e narrativas contemporâneas a partir da voz de uma mulher, mãe, nordestina, urbana e poeta.
Dividido em três atos, o livro reúne uma seleção de 56 poemas escritos nos últimos dez anos, 46 fotografias pelo olhar da fotógrafa Guesc e através de um QRcode dá acesso a um videopoema produzido por Rita Machado. A parceria com essas duas mulheres contribui para a experiência estética do livro, ao tempo em que registra o processo de imersão da artista na busca pela composição da obra.
Com edição limitada o livro “Entre a palavra e o impulso” está em pré-venda, pelo valor de R$ 40, no site da Editora Anzóis. E tem previsão de lançamento para julho de 2022.
A realização de todo o projeto contou com apoio da Lei Aldir Blanc através da Prefeitura do Natal e Governo do Estado.
Renata Marques
Desde 2012, Renata experimenta processos criativos em sua obra poética, que tem incorporado possibilidades de trânsito com a linguagem visual através da experimentação de performances (Toque de colher poemas, Chão de Letras, Sarau Insurgências Poéticas, Lavínias, O futuro é ancestral), produção de lambes (Coletivo ame), artes digitais (gifs) e publicações independentes (5 edições do Fanzine Tua ), em parceria com as ilustradoras Bruxaria Digital e Sou Purpura, além de manter um diálogo com o audiovisual, através de participação em videoartes (Noturnos, Histórias Abertas, A mulher do fim do mundo) e produção e edição de videopoemas (canal próprio no youtube).