Promover o acesso à produção cinematográfica potiguar e contribuir com reflexões críticas acerca do espaço urbano da cidade do Natal (RN) é um dos objetivos do projeto Natal: CinemaCidade. Aliando pesquisa e criação artística, o projeto traz ao público uma mostra de curtas, uma exposição virtual, o lançamentos de filmes-ensaio e ainda três textos ensaísticos inéditos assinados por quem pesquisa e realiza o audiovisual potiguar.
O lançamento do projeto acontece nesta quarta-feira (30), através do site natalcinemacidade.com.br. A mostra de filmes será composta por 16 curtas-metragens feitos em Natal, divididas pelas quatro zonas da cidade, e ficará disponível online entre os dias 30 de junho e 31 de julho.
Além disso, o projeto contará com o lançamento de dois filmes-ensaio inéditos e uma exposição idealizada pelos pesquisadores e realizadores Diana Coelho e Jefferson Cabral, através do processo apropriação de trechos de filmes potiguares e ressignificação de suas imagens.
CinemaCidade. Filmes disponíveis:
Mostra Zona Norte
Te Guardo no Bolso da Saudade (2021), dir.: Rosy Nascimento
Ainda que Eu Ande Pelo Vale da Sombra da Morte (2018), dir.: Helio Ronyvon
Existe Vida na Moema (2018), dir.: Jaya Lupe
Rap presenta (2015), dir.: Wallace Yuri e Luara Schamó
Mostra Zona Oeste
Bascuio (2019), dir.: Tupã Diego
Leningrado, Linha 41 (2017), dir.: Dênia Cruz
Performance (2017), dir.: Karina Moritzen
Abraço de Maré (2013), dir.: Victor Ciriaco
Mostra Zona Sul
Curta os Congos (2021), dir.: Raquel Cardozo
Vai Melhorar (2020), dir.: Pedro Fiuza
Womaneater (2020), dir.: Paula Pardillos
44 (2018), dir.: Henrique Arruda
Mostra Zona Leste
Cidade Descoberta (2021), dir.: Vivian Moura e Julia Donati
Véu (2021), dir.: Stéphanie Moreira
Entre Calçadão e Quebra-mar (2019), dir.: Pedro Lucas
Ribeira Velha de Guerra (1993), dir.: Augusto Lula
Natal: CinemaCidade é um projeto realizado pela Salobra Filmes e casaquatroseis. Contemplado pelo Fundo de Incentivo à Cultura (FIC 2018), promovido pela Prefeitura do Natal, através da Secretaria de Cultura (SECULT) e Fundação Cultural Capitania das Artes (FUNCARTE). Realizado com recursos da Lei Aldir Blanc Rio Grande do Norte, através da Fundação José Augusto (FJA), Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.