Potiguares concorrem a prêmio nacional pela contribuição na arte e cultura

PIX: 007.486.114-01

Colabore com o jornalismo independente

Três potiguares estão concorrendo ao Prêmio Inspirar, realizado pelo Instituto Neoenergia, com o intuito de promover a valorização de lideranças femininas que contribuem para suas comunidades através da arte e cultura. Ao todo, 13 mulheres serão escolhidas por meio do voto popular e 3 por mérito cultural. Elas vão dividir uma premiação de R$140 mil. A votação segue aberta até 1 de dezembro.

As iniciativas inscritas na premiação foram avaliadas por um comitê externo composto por mulheres. Entre as finalistas do Rio Grande do Norte estão Renata Deniz, Andreia de Souza e Diana Fontes.

Concorrendo na categoria Pessoa Física/MEI, Renata Deniz age em prol da tradição das rendeiras, através de pesquisa e mapeamento, aquisição de acervo, capacitação, formalização da Associação Rendeiras da Vila e participação em feiras e escolas.

Já Andreia de Souza, que concorre na categoria Coletivos e Grupos não formalizados, atua no Movimento Mulheres na Contramão. A iniciativa utiliza a arte como instrumento de inclusão, realizando atividades e ações socioculturais diversas (como saraus, audiovisual, flashmobs, música e livros), além de ações de empreendedorismo.

Diana Fontes foi a potiguar escolhida na categoria Produtoras Culturais ou Organizações da Sociedade Civil. Sua Empresa atua através da escuta em comunidades, para a construção de ações culturais que exercitem seus protagonismos, a economia criativa e o desenvolvimento de cidadãos mais saudáveis. Entre os projetos de destaque da produtora está o Conexão Elefante Cultural, que em 7 edições, já circulou por mais de 80 cidades, levando ações de arte, cultura e cidadania.

Para Diana Fontes usar a arte como ferramenta para incentivar as pessoas e empoderá-las para buscarem seus desejos já é um grande prêmio. “Completo em 2023, 42 anos de profissão e há 25 anos compreendi a importância da Arte na transformação de vidas. Fortalecer nosso Estado, como as outras mulheres indicadas, é afirmar que o nosso caminho trilhado está iluminado e com certeza é próspero. Já somos vencedoras!”, afirma.

Votação

A votação popular está aberta até às 23h59 do dia 01/12, no link bit.ly/premioinspirar2022. Basta selecionar a preferida de cada categoria (Pessoa Física/MEI, Grupos e Coletivos, PJ) e votar quantas vezes quiser.

O Prêmio Inspirar 2022 é uma realização do Instituto Neoenergia, com a colaboração das empresas do grupo Neoenergia, e foco no desenvolvimento sustentável e no fortalecimento do ODS 5 – Igualdade de Gênero.

A ação contempla lideranças femininas de iniciativas de arte e cultura, lideradas por mulheres e realizadas nos estados da Bahia, Pernambuco e Rio Grande do Norte, além do Distrito Federal, em cidades do Rio de Janeiro (capital e Baixada Fluminense) e municípios das áreas de concessão da Neoenergia Elektro, em São Paulo e Mato Grosso do Sul.

Redação

Redação

Obrigado pela visita!

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas da semana