Um agosto que vem com gosto na promoção da literatura, da música e reflexões sobre violência de gênero na Casa da Anna – Canto e Lugar da Cultura Potiguar. O espaço recebe, neste fim de semana (sexta e sábado), a palestra: “Violência de Gênero”, ministrada pela pós-doutora Érica Canuto, que tem vasta experiência na área, além da exposição “Recortes Peculiares em Metáforas de Coração”, da artista visual Ana Catarina Silva Fernandes, e ainda lançamento do livro Subjetividade do Malandro na literatura brasileira e na MPB, do pesquisador Roberto Gabriel.
O evento é uma parceria da Casa de Anna e o Coletivo Mulherio das Letras Nísia Floresta, sob a coordenação da escritora Rejane Souza. A Casa da Anna (Rua Praia de Genipabu, 2152, Sala 3, Ponta Negra) é fruto da lei de incentivo da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura – gerenciado pela escritora e compositora Marieta Maia. O acesso a toda a programação é gratuito.
O evento abre na sexta (8), a partir das 19h, com o show Bossabando, do veterano compositor Zeca Brasil, como trilha sonora da exposição “Recortes Peculiares em Metáforas de Coração”, da professora, escritora e artista visual Ana Catarina Silva Fernandes, inspirada no livro de poesias Coração de Lata, de Diva Cunha. A artista plástica usou como técnica recortes, colagens e materiais para que, ao final, se possa sentir, em texturas variadas, os símbolos sinestésicos que ecoam em Coração de Lata.
Ainda na sexta ocorre o lançamento literário da noite: o livro do professor doutor e pesquisador da MPB, Roberto Gabriel. “Subjetividade do Malandro na literatura brasileira e na MPB” é fruto de seu objeto de tese.
No sábado (9), a partir das 15h30, ocorre a palestra ministrada por Érica Canuto, que ganhou prêmios nacionais pelo Conselho Nacional do Ministério Público e Conselho Nacional de Justiça sobre enfrentamento da violência contra a mulher. É professora da graduação e do mestrado em Direito da UFRN. Atua de forma significativa na área de Direito e Gênero, Lei Maria da Penha, violência contra a mulher, Direito Internacional e Direito das Famílias.
