O espetáculo Nuvem de Pássaros representará o Rio Grande do Norte na 26ª edição do palco giratório do SESC. A obra produzida pelo grupo Movidos Dança pretende alcançar o público de 15 estados e 18 cidades brasileiras durante o maior projeto de circulação de artes cênicas do Brasil. Neste ano, a programação do evento inclui mais de 400 espetáculos sobre diversas temáticas em debate na sociedade, incluindo a acessibilidade e inclusão. Diante da oportunidade de projeção nacional, os artistas do grupo alçam novo voo com expectativas positivas para o cenário cultural potiguar.
“Iniciativas como o Palco Giratório oferecem uma série de retornos positivos para a cultura local, especialmente para grupos como o Movidos, que buscam promover uma nova perspectiva na dança contemporânea. Ao participar deste projeto, o Movidos não apenas contribui para a promoção de uma cena artística mais diversificada e inclusiva, mas também, enriquece o cenário cultural potiguar e brasileiro como um todo”, defende Michael Skimo, bailarino do grupo.
Segundo Daniel Resende, coordenador de Artes Cênicas do SESC RN, com o Palco Giratório busca-se realizar um intercâmbio entre obras e artistas. “Acreditamos que contextos, temas e conteúdos artístico-culturais, caros à toda sociedade, são discutidos e postos em evidência graças às trocas e encontros das artes cênicas. Assim, no trabalho técnico da área Cultural, temos a estratégia de promover essa possibilidade de integração – via intercâmbios – entre diversas regiões do país, com o objetivo de potencializar o valor dos mercados criativos”, aponta Daniel Resende.
Nesta edição, o lançamento do Palco Giratório acontecerá em Curitiba na próxima quarta-feira (17). Na cena, estarão presentes os artistas homenageados pelo evento neste ano, Amir Haddad e Maurício Tizumba, além dos grupos convidados, incluindo o Movidos Dança. “Grandes nomes das artes vão celebrar a abertura do evento, e para nós, do Movidos Dança, é uma honra estarmos juntos representando a dança e os artistas do RN, na defesa de uma arte inclusiva para todas as pessoas e todos os corpos”, destaca o diretor-geral e também bailarino do Grupo Movidos Dança, Daniel Silva.
“Atividades como o Palco Giratório contribuem significativamente para a geração de emprego e renda no setor cultural potiguar. A dinâmica do espetáculo não apenas fortalece a economia local, mas também estimula o desenvolvimento contínuo da cena artística regional”, finaliza Anderson Leão, coreógrafo e diretor-artístico do Grupo Movidos Dança.
Um voo junto ao Nuvem de Pássaros
Há dois anos, desde a sua estreia, o espetáculo Nuvem de Pássaros divide com o público um processo de descobertas individuais e coletivas inspirada na trajetória de espécies que compartilham rotas de voo para enfrentar diferentes climas e ameaças. A interação entre os grupos de aves em revoada e a coexistência de variadas espécies constituem uma reflexão acerca da sociedade e de seus múltiplos conflitos, como forma de compreender a coletividade humana.
Conheça Movidos Dança
Sediado em Natal, desde 2018, o grupo Movidos Dança se propõe a promover uma nova perspectiva de inclusão para o cenário da dança, ao unir esforços para o reconhecimento de Pessoas com Deficiência na cena cultural do País. Conta com o patrocínio do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e Fundação José Augusto.
Ficha Técnica – Nuvem de Pássaros
Concepção e Direção Artística: Anderson Leão
Bailarinos Colaboradores:
Ariadna Medeiros, Daniel Silva, Jamaica Macêdo, Michael Skimo, Rodolpho Santtos
Produção Executiva Rafael Telles
Assistente de Produção: Ariadna Medeiros
Fotografia: Pablo Pinheiro
Design Gráfico: Anderson Leão
Direção de imagem e edição: André Rosa
Mixagem de som: Anderson Leão
Iluminação: Gwanderson Tinoco
Concepção de Figurino: Luna Isaac e Anderson Leão
Cenário: Anderson Leão e Tatiane Fernandes
Desenho de Projeto: Ana Paula Medeiros
Duração: 40 min
Classificação: Livre
Ano de Estreia: 2022
1 Comment
[…] Além disso, na edição de 2024 um grupo potiguar ficou entre os selecionados: o Movidos Dança, com o espetáculo “Nuvem de Pássaros“. […]