Inspirado na cultura e no povo nordestino, o espetáculo Nosso Bodó – O Retrato do Nordeste, está na sua quinta montagem para o teatro, e pela terceira vez no palco do Teatro Alberto Maranhão. A apresentação acontece no dia 18 de julho, às 19h30, com classificação indicativa livre e acessibilidade em Libras.
A produção passeia por todas as gerações do forró com alegria e irreverência, e conta, em forma de dança, diversos causos e costumes do cotidiano nordestino com muito bom humor. Esse ano o espetáculo traz a acessibilidade em Libras e convida a Associação de Surdo de Natal para prestigiar o evento.
O espetáculo é idealizado e dirigido por Marcelo Santos, com direção artística da professora e bailarina Tatyelli Raulino, produção de Émille Araújo e corpo de baile da Cia PraDançar.
“Para nós é muito gratificante estar na quinta montagem completa desse espetáculo, isso representa a potência que esse trabalho tem, sendo recriado e apresentado a cada ano, sempre com muita alegria e respeito com a nossa cultura”, comentou o diretor.
Com músicas tradicionais do forró, irreverência e humor, a diretora artística afirma que todos irão se identificar com a trilha e com as histórias contadas ao longo da obra. E comenta que a palavra que dá título à apresentação, é tudo aquilo que nos pertence, são nossas dores e nossas alegrias que constroem nossa caminhada.
O Nosso Bodó por meio do Forró e da cultura nordestina permite que o Nordeste ocupe o lugar de protagonismo, dando importância e novos significados à cultura regional, visando valorizar, difundir e preservar a mesma, apresentando sua identidade, pluralidade e potência. Para Émille essa é a grande contribuição que a obra oferece para o cenário da arte, da dança e da cultura potiguar, demonstrando que temos algo que é nosso, identitário,
e transformador, capaz de transpor limites sociais e geográficos, transformando a nossa região em bem simbólico brasileiro.
Os ingressos podem ser adquiridos via sympla, com os bailarinos e também na bilheteria do teatro no dia da apresentação, a depender da disponibilidade.
Sobre o Bodó
A estreia da obra aconteceu em 2018, na abertura do show de Dorgival Dantas, no Ginásio Nélio Dias, na Zona Norte de Natal. Em 2019, a obra ganhou uma versão ampliada apresentada no Teatro de Cultura Popular Chico Daniel, em Natal-RN. Em 2022, 2023 e 2024 o espetáculo aconteceu no palco do Teatro Alberto Maranhão.
Desde a sua estreia a Cia PraDançar sempre é convidada por diversos eventos para realizar apresentações da versão pocket da obra, participando de festivais e mostras, especialmente no período do ciclo junino. Este ano o pocket já circulou nas cidades de Natal, Itaipu e em João Pessoa.
Espetáculo Nosso Bodó: O Retrato do Nordeste
Quando: 18 de julho (quinta) – 19h30
Onde: Teatro Alberto Maranhão – Praça Augusto Severo, s/n – Ribeira – Natal/RN
Ingressos: sympla ou pelo telefone (84) 996010805.
Assessoria de comunicação e produção
Responsável – Émille Araújo
em******************@gm***.com
(84) 996010805
Sympla: https://www.sympla.com.br/produtor/ciapradancar
Link: TEASER_NossoBodo2023
Instagram:https://www.instagram.com/ciapradancar/
SINOPSE
Cores, risos, aconchego, chamego, força, bravura e beleza, essa fusão de percepções e sensações é o retrato ideal do povo que clama pela vontade de viver a vida na sua forma mais intensa e plena. A nossa forma é a mais gentil de fazer entender, que na nossa terra você é bem-vindo. O sabor único das nossas comidas. A alegria estampada no rosto de um povo que não esmorece diante das dificuldades. A força e a raça de ter orgulho de quem se
é, não há como não lembrar de um outro povo, gente única, gente nordeste.
Por meio da dança, música, teatro e poesia o Espetáculo musical “Nosso Bodó – O retrato do Nordeste” promove a cultura nordestina de forma singular, apresentando ao público os modos de vida e peculiaridades da nossa gente, inserindo um jeitinho nordestino em cada cena.
Com uma abordagem voltada para o humor convidamos o público a reviver nossas crenças e trejeitos, e aqueles que não são do Nordeste poderão sentir-se um pouco nordestino ao presenciar nossa alegria e força.
FICHA TÉCNICA
Idealização e direção geral: Marcelo Pinheiro
Direção artística: Tatyelli Raulino
Produção executiva e coordenação financeira: Émille Araújo
Bailarinos: Gabriella Toscano, Heloiza Vieira, Lorena Bulhões, Mariana Bignotti, Mariana
Lisboa, Rayanna Soares, Sabrina Luz, Cid Dias, Davi Berckmam, Djalma Uyrande, Douglas
Alves, Heberth Gleydson, Lucas Dantas e Naldo Rodrigues.
Coreografia e trilha sonora: Marcelo Pinheiro e Tatyelli Raulino
Direção de iluminação: Vinicius Fortunato
Designer: Paola Lima
Figurinos e adereços: Magson Barbosa
Cenografia: Marcelo e Tatyelli Raulino