O duo feminino de musicistas clássicas DaMas diFusas apresenta o recital gratuito “Poti-Brasil em Cantos e Teclas”, no dia 08 de fevereiro, às 12h, na Galeria de Arte Newton Navarro, situada dentro do prédio da Capitania das Artes.
DaMas diFusas é composto pelas musicistas Daliana Cavalcanti (soprano) e Mayssára Rafaella (pianista), se caracterizando como um dos poucos grupos cujas integrantes são todas mulheres, que tocam e cantam música clássica, gênero que ainda tem predominância masculina.
O duo possui esse nome porque “Da” e “Ma” são as segundas letras iniciais dos nomes das componentes que, ao juntar e colocar no plural, mostra que é um grupo feminino e “diFusas”, por ser derivado da palavra difundir/divulgar, ou seja, o objetivo de divulgação e valorização da música clássica, que também pode ser executada e escrita por mulheres faz parte, até mesmo, do nome do duo. A palavra “diFusas” é escrita desta maneira (com o “F” maiúsculo e não o “D”), por remeter à figura musical da “fusa”, que o identifica como um grupo musical.
Já o recital Poti-Brasil em Cantos e Teclas tem este nome por causa do repertório, que inclui apenas canções brasileiras e potiguares, com o objetivo de divulgar o repertório de compositores(as) nacionais e locais ao público natalense, que tem poucas oportunidades de ouvir e experienciar esse gênero musical.
Dentre os artistas da terra, destacam-se três compositores(as) potiguares do século XX, sendo, uma das peças, de natureza autoral, ou seja, uma peça escrita por uma compositora potiguar do século XX.