A espera foi grande. Mas a primeira sessão de curtas potiguares promovida pela Kurta na Kombi foi um sucesso. No dia 31 de outubro, amparado pela energia da lua cheia, o projeto estacionou no bairro Nossa Senhora da Apresentação (Zona Norte), na comunidade do Jardim Progresso.
Foram exibidos, de graça, os curtas: Cidadãos Invisíveis (de Paulo Dumaresq), Nada Foi em Vão (de Sihan Felix), Alberi O Craque Alvinegro (de Suerda Morais), Leningrado Linha 41 (de Denia Cruz), e Respeitável Público (de Nathalie Alves) – todos produzidos por realizadoras e realizadores audiovisuais locais.
“Difícil descrever nossa alegria e gratidão com tantos olhinhos brilhando e sorrindo por detrás das máscaras. Os comentários do público durante a sessão – ‘já treinei com Alberi’, ‘morei no Leningrado’, ‘tá vendo… homem também faz café da manhã pra mulher’, ‘estudei com a produtora de um desses curtas’ – reafirmam em nós a certeza de que o audiovisual potiguar é uma ferramenta potente que nos permite contar nossas próprias histórias e fortalecer os vínculos sociais”, comentou Umara Luiz, um dos idealizadores do projeto.
O projeto agradeceu aos diretores (as) e produtores (as) que generosamente cederam as obras para exibição, além dos apoiadores do Kurta na Kombi pela plataforma Apoia.se, fundamentais para o processo de reparo da Kombi e construção da estrutura de cinema. E ainda o Coletivo Viramundo Potiguar pelo suporte com os equipamentos de som, projeção e cadeiras.
Um agradecimento especial à comunidade do Jardim Progresso pelo acolhimento e participação nesta sessão que foi a primeira de muitas que virão.